>
>
Em coletiva, Dom João fala sobre propostas para a CF 2017 na Diocese

Em coletiva, Dom João fala sobre propostas para a CF 2017 na Diocese

“Já pensaram a gente chegar ao fim, cada um com um pacotão de dólares na mão e não ter nada

Foto da Catedral

“Já pensaram a gente chegar ao fim, cada um com um pacotão de dólares na mão e não ter nada para a gente comprar? Destruímos tudo!”

Na manhã de ontem, 23, aconteceu, na casa episcopal, a primeira coletiva de imprensa de 2017. O objetivo da coletiva era dar abertura à Campanha da Fraternidade de 2017 e ao PADU (Projeto Ambiental da Diocese de Umuarama).

A coletiva contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom João Mamede Filho, que fez o lançamento da campanha na diocese; do Pe. Carlos Alberto de Figueiredo, coordenador do DECOM (Departamento de Comunicação Diocesana) e diretor da Rádio Inconfidência; do Reginaldo Urbano Argentino, presidente regional da Cáritas do Paraná, e do Paulino de Almeida, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Dom Mamede fez memória ao aumento da população mundial e ao descaso com o meio ambiente e o local em que vivemos. Disse ainda que uma única pessoa não pode mudar o mundo, mas se cada um fizer um pouco, logo todos serão muitos.

GESTO CONCRETO

No momento aberto para perguntas, Dom Mamede foi questionado por uma jornalista sobre o que a Igreja Católica faz para ajudar, juntamente com seus fiéis, nessas causas. Acompanhado de uma longa risada, ele respondeu: “Ajoelhar e rezar”, após a brincadeira, ressaltou que a Igreja pode e deve fazer uma conscientização, através das paróquias e de seus organismos, e replicou: “Já que não perguntam, eu pergunto para vocês: O que vocês acham que a Igreja deveria fazer à respeito disso?”. Após algumas perguntas, Dom Mamede nomeou algumas ações que todos podem fazer, como cobrar do poder público a recuperação das áreas degradas, cuidar das nascentes, dos rios e das áreas de preservação ambiental, incentivar o consumo de produtos agroecológicos e sustentáveis, entre outros.

Na coletiva também foi lançado simbolicamente o PADU (Projeto Ambiental da Diocese de Umuarama), que visa plantar mudas de árvores nativas e frutíferas em uma área demarcada no CDF (Centro Diocesano de Formação), pelos funcionários da Mitra Diocesana, árvores essas que terão placas indicando quem as plantou e serão cuidadas pelos mesmos. O Bispo Diocesano encerrou dizendo: “É um ato simbólico e pequeno, sei que não resolveremos os problemas do mundo nem da nossa cidade, mas estamos fazendo a nossa parte e convidando a todos para que nos ajudem na causa também”.

Confira da coletiva clicando no link.

Compartilhe

Veja também

Diocese

Notícias das Paróquias

Aniversários, Notícias

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.