>
>
Sob os véus da Mãe Aparecida

Sob os véus da Mãe Aparecida

No dia 12 de outubro, o Brasil celebra a Solenidade de sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A Solenidade de hoje

Foto da Catedral

No dia 12 de outubro, o Brasil celebra a Solenidade de sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida.
Solenidade de 2
A Solenidade de hoje recorda a presença constante de Nossa Senhora Aparecida na vida da Igreja, na vida do povo Brasileiro e na vida de cada família. O Padre Othon Etienne, Pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, explica que a cor da imagem apela para as categorias mais sofridas e vulneráveis. “Fidelíssima à vontade do Senhor, a Virgem vela por todos os cristãos até por aqueles que não lhe tem amor e veneração”, detalha o Sacerdote.

Ele continua e conta que foi essa maternidade tão amorosa, fecunda e providente que o povo brasileiro experimentou às margens do rio Paraíba do Sul, quando a imagem enegrecida da Imaculada apareceu nas redes dos três pescadores. “É essa maternidade que nós experimentamos continuamente em nossa vida. Todo discípulo de Cristo tem o dever de acolher o dom do Senhor, o dever de levar a Mãe de Jesus para sua casa. Nossa Senhora Aparecida é celebrada no dia 12: número simbólico. 12 discípulos, 12 meses do ano civil. Apocalipse 21,12-16. Maria, Porto Seguro daqueles que acreditam”.

“Hoje, a Solenidade é do povo brasileiro. Por todo o território nacional, gente de todas as raças, das 272 dioceses canta: VIVA MÃE DE DEUS E NOSSA, SEM PECADO CONCEBIDA! VIVA VIRGEM IMACULADA, A SENHORA APARECIDA”, finaliza o Padre.

A história

Em 1717, pescadores de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, buscavam peixes no Rio Paraíba do Sul para um jantar especial. Quando estavam prestes a partir, um dos homens jogou a rede mais uma vez e quando subiu a rede, estava a imagem da Virgem Maria. Então, decidiram colocá-la em um manto e as redes se encheram de peixes.

Os ribeirinhos logo atribuíram essa pesca milagrosa à presença de Nossa Senhora da Conceição, que, pelo fato de ter aparecido nas águas, ficou conhecida como Aparecida.

Por quinze anos, a imagem ficou exposta em uma casa da cidade. A devoção aumentou entre o povo da região e houve relatos de milagres por aqueles que faziam pedidos diante da Santa. A fama da imagem se espalhou pelo país e uma capela foi construída, depois uma bela igreja e, em seguida, a grande Basílica que temos hoje.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM
Publicação e arte:
Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana e PASCOM

Compartilhe

Veja também

Diocese

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.