“É dia em que nós celebramos a entrega de amor de nosso Senhor Jesus Cristo pela humanidade”.
A celebração da Sexta-feira Santa aconteceu nas paróquias da Diocese às 15h. Cada paróquia da diocese realizou sua celebração, e o Bispo presidiu a Santa Missa na Catedral de Umuarama.
O padre Ederson Camilo, pároco da Paróquia São José Operário de Umuarama, explicou que este é o único dia, na vida da Igreja, em que não há missa. “Os sacramentos também não são celebrados. O que nós celebramos, então, é a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em uma celebração solene e sóbria, simbolizando justamente aquilo que se celebra no rito: a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
O sacerdote detalha ainda a celebração: “Seguimos com a Liturgia da Palavra e, depois, realizamos a Adoração à Cruz — não à cruz como pedaço de madeira, mas ao que ela significa. O simbolismo por trás do sacrifício de Cristo na cruz. Após esse rito, distribuímos a comunhão, que foi consagrada na Quinta-feira Santa, na Ceia do Senhor, porque, embora celebremos ritualmente a morte de Jesus, comungamos do Cristo vivo e verdadeiro.”
“Nesse dia, todos somos convidados a viver a experiência do jejum e da abstinência de carne, como um momento para nos assemelharmos ao Senhor, em fé, esperança e comunhão com Ele. Que todos possam viver esta Sexta-feira Santa com muita fé e esperança, com o olhar voltado para os mistérios de Cristo”, conclui o presbítero.”
Confira como foram as celebrações pelas paróquias da Diocese:
Paróquia Catedral – Umuarama
Imagens: Gabriel Rocha
Paróquia São Vicente Pallotti – Umuarama
Paróquia Santa Clara de Assis – Umuarama
Paróquia Santa Luzia – Umuarama
Paróquia São Vicente de Paulo – Cianorte
Paróquia Divina Misericórdia – Cianorte
Paróquia São José – Guaporema
Paróquia São Sebastião – Japurá
Paróquia São Pedro – Rondon
Capela São Judas Tadeu – Cianorte
Paróquia Santo Antônio – Indianópolis
Paróquia Nossa Senhora do Rocio e São Sebastião – Tapira
Paróquia São Sebastião – Altônia
Imagens: Pascom Paroquial
Assessoria de Comunicação Diocesana