Durante cinco dias, entre 19 e 23 de novembro, o Seminário promoveu um estágio vocacional que reuniu dez jovens interessados em ingressar no Seminário Propedêutico de 2026. A programação teve início na quarta-feira, marcada pela acolhida calorosa aos vocacionados e pela abertura das atividades formativas.
Na quinta-feira, pela manhã, os jovens participaram de um momento de adoração ao Santíssimo. À tarde, houve convivência comunitária, e, à noite, um encontro formativo conduzido pela psicóloga Sylmara Cruz Silva Tarifa Navarro, que trabalhou aspectos afetivos e dinâmicas em grupo.
A sexta-feira seguiu a rotina própria do seminário, com atividades de cuidado com a casa. No período da tarde, os vocacionados tiveram formação intelectual com a professora Edi Clea de Brito Borges, que abordou temas de redação e interpretação. Também houve participação em celebrações fora do seminário.
No sábado, os jovens receberam a visita do bispo diocesano, Dom João Mamede, que conversou com o grupo. Ainda, à tarde, fizeram uma experiência de deserto – período reservado para silêncio, recolhimento e oração pessoal, no qual cada participante se afasta das atividades em grupo para entrar em contato mais profundo consigo mesmo e com Deus – acompanhada pelo Monsenhor Dantas. Ao fim do estágio, nove dos dez participantes escreveram a carta de pedido de ingresso ao seminário do Propedêutico.
No domingo, o grupo participou da missa na Paróquia Santo Expedito. Em seguida, durante o momento de encerramento, as cartas foram entregues ao bispo, que dará retorno individual aos candidatos sobre a admissão ao Propedêutico 2026.
O estágio foi avaliado como positivo pelo Reitor do Seminário, Padre Maurício Costa, pois proporcionou aos jovens uma vivência direta da rotina formativa do seminário em suas dimensões afetiva, comunitária, intelectual, espiritual e pastoral. A próxima etapa será o acolhimento dos novos seminaristas no dia 8 de fevereiro de 2026, quando se iniciam oficialmente as atividades do ano formativo.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: João Marcos – Seminarista