Entre os dias 06 e 08, o Centro Diocesano de Formação acolheu os integrantes da 7ª e 8ª turma de aspirantes ao diaconato permanente para um encontro repleto de oração, estudo e convivência fraterna.
Acompanhados de suas esposas, cerca de 230 participantes estiveram reunidos para aprofundar a vocação ao serviço na Igreja. Entre eles, 27 diáconos já instituídos participaram em busca de aprofundamento em sua missão e 21 deles também estavam acompanhados de suas esposas.
O encontro foi conduzido pelo bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., juntamente com o diretor da Escola Diaconal São João Paulo II, Diácono Adilson José dos Santos, que orientaram reflexões sobre a temática “Nossa vocação Cristã, a fé, e a pessoa de Jesus.”
Ao longo dos dois dias, os participantes viveram diversos momentos formativos e espirituais, entre eles, palestras, partilhas e oração. Também houve o chamado “momento de deserto”, no qual os casais se retiraram para um tempo de meditação e diálogo a dois, a fim de fortalecer a dimensão familiar da vocação diaconal.
Isac Miguel Volpato, aspirante do 3º ano do caminho formativo, exprimiu sua satisfação com a formação e os encontros que vêm participando:
“A participação da esposa nos encontros é muito gratificante. Ela é o nosso pilar, sem o qual não continuaríamos nessa caminhada diaconal. A esposa nos sustenta nesse momento e nos encontros de forma geral. Com a presença de Dom João, tudo fica ainda mais engrandecedor. A palestra dele foi excepcional e isso nos dá ainda mais força para continuar a caminhada.”
A programação contou ainda com momentos de convivência fraterna, que favoreceram a integração entre as turmas e o crescimento na caminhada vocacional.
O encontro foi encerrado no domingo (8), com a celebração da Santa Missa, coroando um fim de semana de graça, discernimento e renovação do chamado ao serviço da Igreja.

Assessoria de Imprensa Diocesana