>
>
>
Quinta-feira Santa marca preparação para a Páscoa

Quinta-feira Santa marca preparação para a Páscoa

Sem a presença dos fiéis, Missa da Santa Ceia foi presidida pelo Bispo Dom Frei João Mamede Filho A Quinta-feira Santa faz parte da preparação para a páscoa, neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte,

Sem a presença dos fiéis,  Missa da Santa Ceia  foi presidida pelo Bispo Dom Frei João Mamede Filho


1 1
A Quinta-feira Santa faz parte da preparação para a páscoa, neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno. Sem a presença dos fiéis, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Dom Frei João Mamede Filho e concelebrada pelo Padre Luiz Cezar Bento.

11

Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor da Pastoral da Comunicação e Diretor da Rádio Inconfidência, diz que na Quinta-feira Santa é celebrado o lava-pés, mas por causa da pandemia do Coronavírus, não houve a sua realização, ele explica que essa data “é a instituição da eucaristia e do sacerdócio. Jesus se reúne com seus discípulos, e na ceia do Senhor Ele toma o pão, toma um cálice de vinho, faz a oração, a bênção, e diz ‘isto é o meu corpo, isto é o meu sangue’, então nós começamos ali o Tríduo Pascal, a Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Jesus, oferecido ao mundo para a salvação de todos”, explica o sacerdote.

23

“A palavra eucaristia vem de duas palavras gregas ‘eucaris’ que significa ação de graças e que designa ali a presença real e substancial de Jesus Cristo, sobre as aparências do pão e do vinho, que significam que estamos vendo o pão e o vinho, mas a nossa fé está dizendo: não é o pão, é o corpo de Cristo; e não é vinho, é o sangue de Cristo. Como Ele fez naquela ceia derradeira, e depois passou aos seus discípulos, para que eles também pudessem fazer e continuar essa missão de Cristo, por isso que Ele disse ‘fazei isso em memória de mim’. No entanto, a igreja constituída e instituída leva o sangue do Senhor esperando a sua volta”, detalha o Presbítero.
Padre Carlos ainda faz uma relação com esse período que as pessoas estão passando. “Comunicando-nos com o sangue do Senhor, sentimo-nos fortalecidos e cheios da Graça de Deus, porque o corpo e o sangue do Senhor é quem nos fortalece, dá-nos ânimo e coragem. Nesses tempos de pandemia, quantas são as pessoas que dizem que estão sentindo falta da Eucaristia, isso é muito bom, para que a gente possa dar aquele valor, trazer à nossa consciência o valor da Eucaristia e também do sacerdote, que está ali e faz isso acontecer em nome de Jesus”, destaca.

18

“O Pai olha por nós, vê-nos caminhando, sofrendo com essas situações difíceis e nos oferece o corpo e o sangue do seu Filho para nos salvar, esta é a Quinta-feira Santa que nós vivemos. Convido você a participar da Santa Eucaristia, da sua casa, participando pelas redes sociais e pela Rádio Inconfidência, mas vivendo esse momento, é estarmos ali entrando no mistério de Cristo, vivendo a entrega de Jesus, em que Ele dá a sua vida por nós, vamos com fé, com amor e com coragem, que Deus nos abençoe”, conclui o Padre.

Publicação: Katya Suzuki
Assessora de Comunicação Diocesana e PASCOM 
Fonte: Érica Bolonhezi 
Jornalista Diocesana e PASCOM 
Imagens: Maycon Dougllas Beraldo 
Secretário Paroquial de Comunicação

Compartilhe

Veja também

Diocese

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias relacionadas

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.