>
>
>
Quinta-feira Santa: Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o Mandamento do amor

Quinta-feira Santa: Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o Mandamento do amor

“Tempo de nos purificar, libertar de nossos pecados e percorrer as celebrações pascais com intensidade, piedade e devoção”, Pe. Leandro O Padre Leandro Carlos Broleze, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Umuarama-PR), explica que, nesse dia, celebra-se a Instituição da Sagrada Eucaristia, a instituição do sacerdócio ministerial, como um

“Tempo de nos purificar, libertar de nossos pecados e percorrer as celebrações pascais com intensidade, piedade e devoção”, Pe. Leandro

SEXTA FEIRA SANTA 6

O Padre Leandro Carlos Broleze, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Umuarama-PR), explica que, nesse dia, celebra-se a Instituição da Sagrada Eucaristia, a instituição do sacerdócio ministerial, como um serviço na pessoa do Cristo. “A riqueza dos gestos que os sucessores dos apóstolos continuam a fazer, expressando serviço à Igreja e aos irmãos,” detalha.

O presbítero diz que para compreender a celebração, é necessário se revestir do Cristo e ter a capacidade de praticar a empatia. “Quando a Palavra de Deus chega aos nossos ouvidos, nesse dia que a Igreja celebra a abertura do Tríduo Pascal, ela revive todos os mistérios celebrados e leva a comunidade a perceber a importância de vivenciá-lo com devoção e amor.  Com o jarro e a bacia nas mãos, cingir a cintura e fazer como o próprio Cristo, lavar os pés e não as mãos, os pés que, mesmo diante dos tropeços, continuar a caminhada à luz da Palavra de Deus. ‘Compreendeis o que vos fiz? Vós Me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque realmente Eu o sou. Se Eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros’” (Jo 13,12-14), ressalta o Padre Leandro.

Ele comenta que a missão de continuar cabe a cada um dos batizados. “Recordar a nossa missão, lembrar a aliança entre Deus e seu povo, tempo de nos purificar, não somente externa, mas, também, internamente, libertar de nossos pecados e percorrer as celebrações pascais com intensidade, piedade e devoção”, finaliza o sacerdote.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM
Publicação e arte: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana e PASCOM

Compartilhe

Veja também

Diocese

Diocesanas, Fotos, Notícias

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos
Diocesanas, Fotos, Notícias, Vídeos

Notícias relacionadas

Notícias, Jubileu da Esperança

01 de outubro de 2025

Notícias, Artigos e Reflexões

30 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.