“É preciso, então, seguir os passos de Jesus e lavar também os pés daqueles que não são agradáveis em nossa caminhada rumo à vida eterna”.
A Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal. Nela, celebra-se a Instituição da Eucaristia e o rito do lava-pés. Cada paróquia da diocese realizou sua celebração, e o Bispo presidiu a Santa Missa na Catedral de Umuarama.
O Monsenhor Claudir Martineli, Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, explicou que o lava-pés de Jesus é a síntese de toda a sua vida: paixão, morte e ressurreição. “Ela é perpétua, porque Ele continua se oferecendo nos altares das igrejas. Ele se inclinou diante dos apóstolos, lavou os pés de Pedro, lavou os pés de João, lavou os pés de Judas. E pediu que nós também repetíssemos este sinal, consagrando-nos como membros de Cristo Jesus.”
O padre chama a atenção para esse gesto: “E nós, de fato, devemos lavar também os pés daqueles que, como Pedro, negaram conhecê-lo; daqueles que, como Judas, o venderam por moedas. É preciso, então, seguir os passos de Jesus e lavar também os pés daqueles que não são agradáveis em nossa caminhada rumo à vida eterna.”
Confira como foram as celebrações pelas paróquias da Diocese:
Paróquia Catedral – Umuarama
Imagens: Gabriel Rocha
Paróquia Divina Misericórdia – Cianorte
Paróquia São Vicente de Paulo – Cianorte
Capela São Judas Tadeu – Cianorte
Paróquia Sagrada Família – Cianorte
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cruzeiro do Oeste
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Francisco Alves
Paróquia São Vicente Pallotti- Umuarama
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pérola
Paróquia Santa Luzia – Umuarama
Imagens: Pascom Paroquial
Assessoria de Comunicação Diocesana