>
>
Paróquia da Diocese é a primeira a gerar energia solar

Paróquia da Diocese é a primeira a gerar energia solar

Objetivo é responder o ponto que o Papa coloca, sobre a questão ecológica e planetária como casa comum. Paróquia Imaculada

Foto da Catedral

Objetivo é responder o ponto que o Papa coloca, sobre a questão ecológica e planetária como casa comum.

17
Foto: Diamond

Paróquia Imaculada Conceição, de São Jorge do Patrocínio é a primeira igreja da Diocese de Umuarama a gerar sua própria energia por meio do sol. O Padre Administrador Paroquial Antonio Augusto Dornelas de Andrade, explica que quando chegou à comunidade já encontrou o projeto viabilizado e articulado pelo Padre Luiz da Silva Pereira junto com o conselho paroquial de assuntos econômicos. “Foi graças à parceria com uma cooperativa de crédito que conseguimos colocar em prática esse trabalho fantástico.”
O Sacerdote destaca que o objetivo é responder o ponto que o Papa coloca, sobre a questão ecológica e planetária como casa comum, “foi realmente uma preocupação ambiental e claro como consequência a economia de gastos mensais.”
João Gabriel Anuto Silva, proprietário da unidade de Umuarama da franquia de energia solar, empresa que fez a instalação, explica que um engenheiro civil analisou a estrutura e fez o laudo, preocupando-se com a segurança de quem desenvolve o trabalho e de quem frequenta o local. O projeto foi aprovado, instalado e hoje está em funcionamento.
Segundo o empresário, o sistema de energia solar fotovoltaico, é capaz de gerar energia elétrica por meio da radiação solar. Ele é conectado à rede elétrica da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), então, mesmo que o dia esteja nublado, não faltará energia, pois é um sistema de créditos. “Parte do excedente da produção é destinado para a casa paroquial e o restante fica como crédito na COPEL para ser utilizada em meses de menos produção de energia”.
A empresa fez um levantamento de quanto a Paróquia estava gastando com energia, quantas placas seriam necessárias para atender a demanda e qual a potência do equipamento. “Mais de 2.000 árvores serão salvas ao longo dos anos; ao todo foram usados 66 painéis de 2.300 KWH gerando uma economia de aproximadamente R$ 22.800,00 por ano, sem mencionar que a redução de CO2 lançado na atmosfera diminuirá em torno de 370 toneladas. Cada um de nós é responsável pelos outros e pelo futuro do nosso planeta”, conclui João Gabriel.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista
Fotos: Diamond e Solarprime

Compartilhe

Veja também

Diocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.