>
>
“O cheiro de gás, garganta queimando, olhos ardendo… é terrível” diz Reginaldo no Encontro com Fracking em Buenos Aires

“O cheiro de gás, garganta queimando, olhos ardendo… é terrível” diz Reginaldo no Encontro com Fracking em Buenos Aires

Em encontro do movimento “No Fracking”, Reginaldo Urbano, coordenador da Cáritas da Diocese de Umuarama, representou a diocese no encontro

Foto da Catedral

Em encontro do movimento “No Fracking”, Reginaldo Urbano, coordenador da Cáritas da Diocese de Umuarama, representou a diocese no encontro que aconteceu no dia 01 de Dezembro na Câmara de Deputados da Argentina, que também pretende definir estratégias conjuntas de ação para o continente.

Em entrevista exclusiva para a PASCOM da Diocese, Reginaldo faz um alerta para os riscos que toda a população corre, com a implantação do Fracking no país, ele que presencia de perto, diz: “Nesse momento apresento a mensagem da Igreja através de Dom Mamede, diretamente de Neuquén, Argentina. Estou vendo com meus próprios olhos o sofrimento dos povos originários, os agricultores… Muita doença, câncer… Contaminação da água do rio, dos poços dos agricultores, mortes de pessoas e animais, estive também com os indígenas “Mapuche” (não sei como se escreve), a situação é lamentável. De um lado o genocídio silencioso e do outro lado a Indústria petrolífera que está em crise. Somente nesses dias despediu mais de 1.500 pessoas. Tem muitas repressões de grupos e de famílias que possuem agricultura familiar e que querem seus direitos e não são ouvidos e nem atendidos. Em suma, é terrível ver um solo (vulcânico), produtivo, cheio de torres de Fracking. Aqui os pobres sofrem e estão adoecidos, quase como assinalados a espera para morrer. O cheiro de gás, garganta queimando, olhos ardendo… é terrível. As fotos são essas daí, um pouco desfocadas por que em muitos lugares não podemos parar que a polícia chega. Estamos sendo seguidos e vigiados o tempo todo.

Reginaldo está representando a Diocese de Umuarama e colhendo informações e não medindo esforços para impedir a implantação do Fracking em nosso país, estado e região. Para quem quiser saber mais informações dos perigosos do Fracking e como funcionam, podem saber mais detalhes e acompanhar o andamento através do site: www.naofrackingbrasil.com.br

Veja abaixo algumas imagens enviadas por Reginaldo para a PASCOM diocesana e mais detalhes no decorrer dessa semana em nosso site e redes sociais.

12345678910111213

Compartilhe

Veja também

Diocese

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos
Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.