Amanda Azevedo Doenea está em Missão na Cidade de Quebo desde junho
Amanda Azevedo Doenea, 24 anos, professora da Diocese de Umuarama-PR, que está em Missão no continente Africano, mais especificamente em Guiné-Bissau, na Cidade de Quebo, desde junho, contou como está sendo esse período. “O primeiro mês foi surreal, emocionante, desafiador e cheio de expectativas. É um novo mundo que se descortina diante de nossos olhos, tão acostumados com a nossa cultura, nossas pessoas, nossa casa, enfim. É outro continente, outro país, novos hábitos e modos de vida, tudo é diferente e, portanto, o primeiro aprendizado aqui foi a humildade. Humildade de reconhecer que em uma nova terra as únicas coisas que de fato você sabe, é o seu nome e de onde veio, e olhe lá”.
Ela continua e relata, “é muito positivo, porque nos tira da zona de conforto e nos abre ao aprendizado, motiva a querer entender como tudo funciona aqui, desde a língua, cultura das etnias, até as mais simples das brincadeiras das crianças”.
Amanda afirma que é uma experiência maravilhosa, principalmente quando se olha a base dela, a estrutura. Pois sem a fé e oração constantes, seria muito difícil conseguir permanecer. “A relação com Deus é muito mais providencial, muito mais íntima. E Deus sabe o quanto esse lugar despertou ainda mais gratidão em mim. E sou muito grata a Deus pela oportunidade de estar aqui, pela saúde, a capacidade de aprender, de me doar pelos novos amigos que já fiz e, principalmente, pela infinita providência de Deus que sustenta a vida das pessoas da Guiné. Como eles dizem aqui… ‘Deus, obrigada!’.”
Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesana
Fotos: Amanda Azevedo Doenea
Missionária