>
>
>
Missa em louvor a São Francisco de Assis

Missa em louvor a São Francisco de Assis

A Missa em louvor a São Francisco de Assis foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei João Mamede Filho A missa contou com a presença do Monsenhor Dantas, Frei Cláudio, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Frei Justino, Frei Clemente e Frei João José, este último, em visita a

A Missa em louvor a São Francisco de Assis foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei João Mamede Filho

A missa contou com a presença do Monsenhor Dantas, Frei Cláudio, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Frei Justino, Frei Clemente e Frei João José, este último, em visita a Umuarama-PR para divulgar a exposição e o livro que contam a história dos 100 anos dos Capuchinhos na Província do Paraná e Santa Catarina.
Ainda com a participação de poucos fiéis na Igreja, a celebração foi transmitida pelas redes sociais e pela Rádio Inconfidência. Com animação de alguns membros do Coral São Francisco, a comunidade pode entoar lindos cantos franciscanos que muito auxiliam na reflexão da vida capuchinha, com fortes motivações evangélicas.
A alegria, o amor ao próximo e à natureza, perpassaram toda a celebração. Dom João iniciou dizendo que “ninguém que se encontrou com São Francisco foi o mesmo depois desse encontro”. Que em sua vida, seguir o ideal franciscano foi a maior graça. Seguir São Francisco, seguir Jesus Cristo, é combater o combate da Cruz e da ternura.
São Francisco foi o grande convertido e mestre na restauração da Igreja, da humanidade e da criação. Ele é o modelo especial de vida de amor à humanidade, à criação e de renovação da Igreja. Seus feitos são lembrados por pessoas de muitas raças e credos. No início de sua vida São Francisco tinha anseio de ser grande e ilustre, no entanto, ao ouvir a voz de Cristo na cruz de São Damião, entendeu que deveria ser aquele que restauraria a Igreja em ruínas e aos poucos foi entendendo que na verdade ele deveria ser o menor entre todos, inclusive trazendo no coração as marcas da paixão de Cristo, que posteriormente, apareceram no seu corpo.
O Papa Inocêncio III em sonho viu um pobre escorando a Basílica de Latrão e, ao conhecer Francisco, viu nele o reflexo daquele pobre que sustentaria a Igreja de Cristo, com obras e doutrina. Papa Pio XI diz que jamais houve homem algum em quem brilhasse mais viva a imagem de Jesus Cristo, senão São Francisco, proclamado um Cristo redivivo. Francisco tornou-se pleno de Deus e assim via todas as criaturas: plenas de Deus. Se cada um de nós se deixar guiar por Cristo e não pelo mundo, como fez São Francisco, surge aí um novo direcionamento: Cristo se fez o servo, o discípulo. Aquele que não caberia no Universo, coube num cocho de estrebaria, nos braços da Cruz e depois num pedacinho de Pão. É a nova ordem depois de Cristo. E assim fez São Francisco: Abraçou a cruz de Cristo a cruz que é a morte, mas principalmente é Ressurreição. Que o amor a Igreja e à São Francisco nos conduza pela nossa vivência pastoral.

Publicação: Katya Suzuki
Assessora de Comunicação Diocesana e PASCOM 
Fonte e Imagens: PASCOM São Francisco de Assis 

 

Compartilhe

Veja também

Diocesanas, Fotos, Notícias

Diocese

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Vídeos

17 de outubro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.