ROV: um caminho de autoconhecimento e discernimento vocacional
Nos dias 29 e 30 de março, aconteceu a primeira etapa do Retiro de Opção de Vida (ROV), no Centro Diocesano de Formação (CDF), reunindo mais de 150 jovens e adolescentes de todos os decanatos da Diocese de Umuarama. Foram momentos de oração, formação e partilha.
À frente do evento estiveram Rafael Catharini e Paola Bossi, Coordenadores Diocesanos dos decanatos Catedral e São Francisco. Paola, explicou que o ROV é composto por três etapas. Nesta primeira, cujo tema foi: “Quem sou eu?”, os participantes foram conduzidos a uma profunda reflexão sobre sua identidade como filhos de Deus, promovendo autoconhecimento e crescimento espiritual. Ela ainda destacou, “somente aqueles que participaram da primeira etapa poderão seguir para as próximas fases, garantindo um aprofundamento contínuo na caminhada vocacional.”
A organização do ROV é realizada pela equipe do retiro, que atua sob a orientação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Umuarama. O objetivo é despertar vocações, sejam elas laicais, matrimoniais, sacerdotais, religiosas, missionárias ou consagradas. Esse tem sido um importante itinerário de discernimento vocacional, que auxilia os participantes a refletirem sobre o chamado de Deus para suas vidas.
Fotos: Comunicação ROV
Assessoria Diocesana de Comunicação