>
>
>
Frei Clemente Vendramim celebrou 100 anos de vida

Frei Clemente Vendramim celebrou 100 anos de vida

Ele comemorou seu centenário no ano em que a Diocese de Umuarama completa 50 anos de criação e instalação.Na semana passada, aconteceu o tríduo Vocacional em comemoração aos 100 anos de vida do Frei Clemente Vendramim, com o tema: Vocação, Graça e Missão, e no domingo (20), de manhã, encerrou-se

Ele comemorou seu centenário no ano em que a Diocese de Umuarama completa 50 anos de criação e instalação.IMG 5376Na semana passada, aconteceu o tríduo Vocacional em comemoração aos 100 anos de vida do Frei Clemente Vendramim, com o tema: Vocação, Graça e Missão, e no domingo (20), de manhã, encerrou-se o Tríduo com a Santa Missa de Ação de Graças pela vida do religioso.

A celebração contou com a presença do Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, padres, freis, aspirantes a freis, seminaristas, religiosos, religiosas, diáconos e fiéis. Todas as celebrações foram transmitidas pelos meios de comunicação da Diocese de Umuarama e da Paróquia São Francisco de Assis.

O Frei Clemente é vigário na Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama e, segundo a província São Lourenço de Brindes, é o frei capuchinho mais idoso em atividade em todo o Brasil. Ele, sempre muito lúcido, deixou claro em entrevista que ainda dá para fazer muita coisa boa. “Principalmente, na questão de confissão e das missas, em que posso atender e celebrar normalmente. Eu ficarei muito aborrecido no dia em que não puder mais rezar a missa”, destaca.
IMG 5433

Quinta-feira (17), foi o primeiro dia do Tríduo, a celebração foi presidida pelo Frei Davi Nogueira Barbosa, OFMCap, de Curitiba. No fim da celebração, o Frei Clemente agradeceu a presença de todos e destacou um ponto da vida religiosa que ele gostaria de salientar. “O voto de castidade, muita gente pensa que o religioso, porque faz esse voto não ama, pelo contrário é o voto que nos faz amar muito mais. O verdadeiro religioso ama todas as pessoas”, finaliza.

O segundo dia do Tríduo foi presidido pelo Frei Valentim Pesente, OFMCap, de Cruzeiro do Oeste. Após receber algumas homenagens, o Frei agradeceu mais uma vez e disse que “fica até sem graça em receber tantas coisas”.

O marco do terceiro dia do tríduo foi o Coral dos Pequenos Cantores de São Francisco de Assis, que o frei criou na década de 1980. As crianças daquela época cresceram e alguns se reuniram para abrilhantar a celebração com suas vozes. O Frei Pedro Cesário Palma, OFMCap, de Curitiba, foi quem presidiu a celebração no sábado (19).

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: PASCOM Paróquia São Francisco de Assis | Gabriel Rocha

Compartilhe

Veja também

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Diocese

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Jubileu da Esperança

01 de outubro de 2025

Notícias, Artigos e Reflexões

30 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.