Entre os dias 8 e 22 de julho, a Diocese de Umuarama sediou a Formação Integral para Presbíteros (FIP), promovida pelo Conselho Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro reuniu cerca de 15 padres de diversas dioceses do Paraná, incluindo quatro da Diocese de Umuarama, além da equipe organizadora e profissionais especializados nas áreas da saúde física, psicológica e espiritual.
O presidente da FIP, padre Edson Zamiro, explicou o objetivo da formação. “Ajudar os padres a tomarem consciência da importância de cuidarem de si mesmos. Eles são cuidadores, zelam pelas pessoas, mas também precisam se cuidar. Por isso, a FIP tem como finalidade ajudar o presbítero a perceber a importância de parar e cuidar da própria saúde não apenas da saúde mental, mas também da saúde física e espiritual. A formação é constituída por cinco pilares: vida humana afetiva, vida espiritual, vida comunitária, vida intelectual e vida apostólica/pastoral. O processo não termina aqui, ele continua”.
O padre Marcos Antônio de Oliveira, Coordenador Diocesano do Clero, explicou para quem é direcionada essa formação. “São destinadas duas vagas para cada diocese. Cada uma estabelece seus próprios critérios. O Bispo, em conjunto com o Conselho Presbiteral, convida os padres a participarem dessa experiência. Trata-se de um ambiente especialmente preparado para eles, voltado à formação e com a finalidade do autocuidado.”
Realizada anualmente, a formação passou a acontecer, a partir de 2024, no Centro Diocesano de Formação (CDF), em Umuarama. O intercâmbio de experiências entre padres de diferentes dioceses favorece não apenas o crescimento pessoal, mas também uma renovação no modo de viver o ministério presbiteral. A Formação Integral se apresenta, assim, como uma resposta concreta às exigências de um cuidado mais profundo e necessário na vida sacerdotal.
Assessoria de Imprensa Diocesana