“Em qualquer caso, o discernimento pastoral deve ajudar a pessoa a crescer na fé e na vida cristã, a fim de alcançar o pleno compromisso e a plenitude da verdade.”
No domingo (09), aconteceu o Encontro Diocesano de Formação para Agentes da Pastoral Familiar, um momento dedicado à ampliação do conhecimento sobre o acompanhamento de casais em nova união, conforme o apelo do Papa Francisco no Capítulo 8 de Amoris Laetitia. O evento contou com a participação de mais de 180 pessoas.
Durante o encontro, foi apresentada a Comissão constituída para liderar o trabalho. Pela manhã, João Marcos Codato e Ana Cristina Codato, Coordenadores Diocesanos da Pastoral Familiar, e Dom Frei João Mamede Filho tomaram a palavra. Em seguida, houve uma formação sobre o tema “Igreja acolhedora”, com o Diácono Adriano, além do testemunho de um casal sobre o tema do encontro. As palavras do casal ajudaram os presentes a compreenderem essa realidade de forma mais imersiva. Na sequência, todos puderam desfrutar da Santa Missa às 11h da manhã.
Após o almoço, foi dedicado um tempo ao estudo das causas de nulidade e aos procedimentos gerais no Tribunal Eclesiástico. Dom Bruno Versari, Bispo da Diocese de Ponta Grossa e referencial nacional para a Comissão Episcopal de Vida e Família, também participou. Ele apresentou o itinerário de encontros para o acompanhamento de casais em nova união, que será entregue aos bispos na 62ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorrerá de 30 de abril a 9 de maio em Aparecida-SP.
Assessoria Diocesana de Comunicação
FOTOS: Pastoral Familiar