>
>
Encerrou o Curso Anual do Clero na Diocese de Umuarama

Encerrou o Curso Anual do Clero na Diocese de Umuarama

Padre Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira foi o assessor do curso que tratou do tema Cristologia Encerrou nessa quinta-feira (26)

Foto da Catedral

Padre Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira foi o assessor do curso que tratou do tema Cristologia

IMG 4189

Encerrou nessa quinta-feira (26) o Curso Anual do Clero, o Padre Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, foi o assessor do Curso Anual do Clero na Diocese de Umuarama, que tratou do tema: Cristologia. De acordo com o Padre, os objetivos do encontro são muitos, mas acredita que do ponto de vista da Diocese, no projeto pastoral para os próximos anos está se tomando como referência o tema do encontro com Cristo, iniciação a vida cristã e a vida comunitária a partir da iniciação. “A cristologia está na base da pastoral e sobretudo de um projeto pastoral que pretenda tomar está direção. Para conhecer Jesus Cristo, compreender a partir dos Evangelhos e da doutrina da Igreja, é fundamental que a Pastoral seja aquilo que é, visando fazer a experiência do encontro com Cristo, para crescer na santidade”, destaca o Monsenhor.
Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFMconv., comenta que faz parte da vida da Diocese oferecer um tempo de atualização e aprofundamento intelectual de estudo para os Padres e Diáconos, além do retiro. “O estudo não para, está continuamente pensando, repensando e se aprofundando. A intenção de escolher esse tema foi para nos confrontarmos com as atuais reflexões sobre Cristo”, conclui o Bispo.
Segundo o Padre Marcos Antônio de Oliveira, Coordenador do Clero na carta convite enviada para todos os participantes do curso, “a Diocese está sempre se fazendo e se refazendo no seu caminhar da história, na sucessão dos dias, da época e das etapas da vida. Ao caminhar para o Jubileu da Diocese é necessário que a Igreja se pergunte: O que é essencial na caminhada? E a resposta é sempre aquela à qual o Evangelho aponta em Mateus: ‘Jesus Cristo o Filho de Deus vivo’ (Mt 16, 13-19). Ele é o Senhor da Igreja, é a Ele a Igreja deve ser fiel, mantendo a aliança e construindo sobre o fundamento que é Ele (cf 1 Cor 3,11)”, detalha o Padre.
Ele continua e explica que “a nossa Diocese está se preparando para a festa de 50 anos, nossa Igreja é chamada a discernir, para distinguir o que é essencial e o que é acessório. O essencial é aquilo que está na raiz e na seiva da árvore da vida, que é a Igreja, aquilo que nos constitui e pelo qual se serve. E nosso viver é Cristo (cf Fl 1, 21). Ele é a realidade última (cf Cl 2,17), Ele é nossa paz (cf Ef 2, 14), Ele é nosso horizonte escatológico: a vida eterna plenamente realizada na sua ressurreição (cf 2 Cor 5, 17).”
“Agindo em favor do Reino de Deus, a partir de Cristo e de nossos estudos permanentes, vamos percebendo que tudo nesse mundo são eventos penúltimos, mas que o ultimo acontecimento é a vida eterna. Somente a partir de Cristo, se pode ver corretamente a história, os acontecimentos, e assim, distinguir o que é transitório e secundário, do que é essencial e necessário”, finaliza o Padre Marcos.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana
Fotos: Rejane Rocha
Assessora de Comunicação e PASCOM Diocesana

Compartilhe

Veja também

Diocese

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.