>
>
>
Diocese envia missionários para região amazônica

Diocese envia missionários para região amazônica

Serão 20 dias de missão nas comunidades ribeirinhas da Diocese de Humaitá-AM Na manhã desta sexta-feira (1º), foi celebrada a missa de envio dos 47 missionários das diversas paróquias da Diocese de Umuarama. A Missão Igreja-Irmã é uma das principais atividades em comemoração aos 50 anos, que a Diocese completará

Serão 20 dias de missão nas comunidades ribeirinhas da Diocese de Humaitá-AM

Na manhã desta sexta-feira (1º), foi celebrada a missa de envio dos 47 missionários das diversas paróquias da Diocese de Umuarama. A Missão Igreja-Irmã é uma das principais atividades em comemoração aos 50 anos, que a Diocese completará em 2023. O grupo missionário irá para a Diocese de Humaitá e ficará vinte dias pela Amazônia brasileira

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada por vários padres da Diocese, leigos, irmãs e seminaristas. Após a celebração, os missionários embarcaram rumo à cidade de Manicoré-AM.

IMG 2427

O objetivo desta missão é realizar uma atividade de presença de evangelizadores da Diocese de Umuarama, com suas experiências pastorais, à Diocese irmã de Humaitá. Há uma mútua colaboração de fé e um trabalho social entre as diferentes regiões. Com esse trabalho, as duas realidades ganham em conhecimento e experiência de serviço ao Reino de Deus. É muito importante que uma Diocese que celebra o seu Jubileu de Ouro tenha uma parte dessa festividade voltada para a missão além de suas fronteiras.

A Irmã Dirce Gomes, Coordenadora Diocesana da missão Igreja-Irmã, que acompanhará o grupo, agradece aos missionários por terem aceito ao chamado, “nos alegramos e louvamos a Deus pelo sim dos missionários, das paróquias e dos padres que se colocaram à disposição desta missão”, conclui a religiosa.

O Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, durante sua homília disse que a Diocese de Umuarama nos seus 50 anos, é uma flor plantada que cresceu, produziu botões e que alguns deles, agora, vão explodir em pétalas em Humaitá, como um ipê roxo. “Cada um é um botão. Cada um começou a acolher a semente que agora se reproduz como missão, agora se abre em pétalas missionárias”.

IMG 2263

Para o Padre Ivanil Pereira da Silva, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Cianorte-PR, e integrante da equipe de missionários, a missão começou desde o dia em que foram convocados. “A missionariedade já está nos desafiando dentro dos nossos limites, e isso que é o bonito, não existe limite no amor. A missão substancialmente é isso, sair de si e ir ao encontro do outro. Nós vamos partilhar vida, vamos partilhar fé, vamos conviver com eles, nós vamos viver a fraternidade de uma Igreja-Irmã”.

O casal de missionários da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Umuarama-PR), Agenor Bortolato e Regina Maria Bortolato, diz que missão é levar a presença da Igreja junto aos homens, para alcançar uma grande resposta, a fé. “É sentir que Deus é amor, que a Igreja não é um fardo, um peso, mas, uma grande alegria. Compreender que religião é resposta ao amor de Deus, que deu seu próprio Filho, Jesus Cristo, para levar a humanidade à salvação e à vida eterna. Para nós é um tempo de graça, de reflexão, revisão da vida, renovação espiritual e tempo de retorno a Deus”.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM
Fotos: Roberto Carlos
PASCOM Paróquia São José Operário

Compartilhe

Veja também

Diocese

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos
Diocesanas, Fotos, Notícias

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Jubileu da Esperança

01 de outubro de 2025

Notícias, Artigos e Reflexões

30 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.