Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, foi realizado no Centro de Eventos Cidade do Lago, em Guarapuava-PR, o Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Paraná.
O tema deste ano de 2025 foi inspirado na Palavra de Deus:
“Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno” (Hebreus 4,16).
A Diocese de Umuarama esteve presente com 64 participantes, que se uniram a milhares de carismáticos de todo o Estado do Paraná. Foram dias intensos de profunda oração, unidade e comunhão entre os irmãos.
No sábado, a programação foi marcada por momentos fortes da ação do Espírito Santo: pregações, orações, louvores, Santa Missa e um show com o cantor Eugênio Jorge, além do Ministério de Música “Fogo do Alto”, da Diocese de Maringá.
A abertura das pregações foi conduzida por Leandro Rabello, coordenador nacional do Ministério de Pregação da RCC Brasil. Em sua mensagem, ele chamou os carismáticos a retornarem ao primeiro amor, a reviverem a experiência do Batismo no Espírito Santo e a caminharem unidos no amor de Deus.
“Uma casa dividida – seja um Grupo de Oração, comunidade ou a própria Igreja – não sobrevive aos ataques do inimigo. Ele conhece nossas fraquezas e usa brechas para nos confundir e nos derrubar. Por isso, não se separe do amor de Deus. Não lute sozinho. O maior chamado que podemos viver é o chamado à santidade. E sabemos que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28).
Também ministraram pregações durante o congresso:
– Vicente, da RCC do Pará;
– Luciana Neves, secretária nacional da RCC;
– Frater Lucas Evangelista, que destacou a importância de descobrir e responder à vocação pessoal.
Frater Lucas testemunhou que, muitas vezes, quando Deus permite que passemos por sofrimentos, dúvidas e incertezas, estamos enfrentando um combate espiritual. É nesses momentos que o Espírito molda em nós a força necessária para que nos tornemos instrumentos de cura e libertação para os outros.
No domingo pela manhã, Nilza de Souza, coordenadora estadual da RCC Paraná, falou sobre o poder da oração que transforma vidas e salva almas. Ela ressaltou a importância da fidelidade, obediência e esperança, lembrando que as graças de Deus alcançam não só a nossa vida, mas também aqueles por quem oramos.
“A salvação da sua família pode estar na oração que você deixa de fazer. Peça ao Senhor o direcionamento em todos os momentos e Ele guiará os seus passos.”
O encerramento do Congresso foi marcado pela Santa Missa, presidida por Pe. Roberto Medeiros, fundador do Santuário São Miguel e da Comunidade “Ninguém Como Deus”, da cidade de Bandeirantes-PR.
Durante a homilia, o Padre Roberto convidou os fiéis a refletirem sobre a lógica do Reino de Deus, que honra aqueles que ocupam o último lugar. Com um forte apelo à humildade, ele afirmou:
“Não importa o cargo ou a função que exercemos. O que importa é estarmos onde Deus nos plantou, segundo a nossa essência. Que sejamos humildes, reconheçamos nossos dons e os dons dos nossos irmãos, para juntos levarmos o Evangelho e contribuirmos para a salvação das almas.”
Confira a galeria de fotos:
Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Comunicação RCC – Diocese de Umuarama