>
>
>
Coletiva de Imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

Coletiva de Imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

Tema: “Fraternidade e Fome” e lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada a Coletiva de Imprensa sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2023, que possui o Tema: “Fraternidade e Fome” e o Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, (Mt 14,16). A Coletiva

Tema: “Fraternidade e Fome” e lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)
IMG 7058
Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada a Coletiva de Imprensa sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2023, que possui o Tema: “Fraternidade e Fome” e o Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, (Mt 14,16).

A Coletiva aconteceu na residência episcopal, com a presença da imprensa diocesana e local, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese. Compuseram a mesa principal: o Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv.; o Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, Diretor do Centro de Estudos São João XXIII e Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Carlos Alberto de Figueiredo; o Diácono da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Cianorte e Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, Márcio Henrique Lopes; a Fundadora e Presidente da Associação Vida e Solidariedade, Maria do Carmo da Silva (Dona Maria da Sopa); e a Vice Coordenadora da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese e do Regional Sul 2, Leticia Framesche, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Umuarama-PR.

Durante a Coletiva, o Bispo fez uma reflexão sobre o tema da CF 2023 e afirmou que ela une a realidade de famintos à solidariedade. “A fé deve levar à prática. Sem obras, a fé é morta, já dizia São Tiago (Tg 2,17). Por isso, que ao trazer a reflexão para a realidade de milhares de famintos, a Igreja mostra que a multiplicação dos pães sempre suscitou um forte apelo ético direcionado à justiça distributiva e ao direito ao alimento como garantia de vida. E revela a preocupação de Deus pelo bem fundamental de cada ser humano, sinal de um Reino feito de atenção aos pobres, de partilha e saciedade de bens para todos”, destaca Dom João.

O Diácono Márcio Henrique Lopes, Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, foi enfático em dizer que muitas vezes, a merenda escolar é a única fonte de alimentação consistente realizada no dia de alguns alunos. “Esses infelizes e corriqueiros exemplos provam que a mazela da fome ainda é uma triste realidade em muitas das nossas famílias. Nenhum cristão pode dormir tranquilo quando tantos homens e mulheres estão em situação de insegurança alimentar. A Campanha da Fraternidade também faz uma denúncia social, não se trata apenas de um gesto de partilha e solidariedade, é preciso rever com coragem as estruturas que provocam a miséria e consequentemente a fome.”, reforça.

Para quem não assistiu a Coletiva de Imprensa ao vivo, a live está disponível no Facebook e Youtube da Diocese, e quem tiver o interesse em contribuir com a Associação Vida e Solidariedade, mais conhecida como “Dona Maria da Sopa”, poderá entrar em contato pelo telefone (44) 3639 3688.

Texto: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana
Fotos: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana

Compartilhe

Veja também

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Diocese

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Fotos, Notícias

Notícias relacionadas

Notícias, Jubileu da Esperança

01 de outubro de 2025

Notícias, Artigos e Reflexões

30 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.