O Jubileu Peregrinos de Esperança foi a reflexão abordada para este tempo quaresmal.
Na última sexta-feira (07), o clero da Diocese de Umuarama se reuniu para uma manhã penitencial no Centro Diocesano de Formação (CDF), em Umuarama. Bispo, padres e diáconos estiveram presentes em um momento de oração, reflexão e confissão. Esse foi o primeiro encontro do ano do clero diocesano, quando também se inicia a Quaresma, vivenciando-se um tempo de jejum, oração e caridade.
Dom Frei João Mamede Filho, Bispo da Diocese de Umuarama, afirmou que os sacerdotes devem ser os primeiros a reconhecer seus pecados e pedir perdão. “É um tempo especial de sacramento da penitência, em que se realiza um mutirão nas comunidades, com atendimentos individuais feitos pelos padres, na Secretaria Paroquial, e que começa aqui, com esse nosso dia. Nós vamos à frente, conduzindo o rebanho para o mistério da misericórdia do Senhor, que nunca falha.”
A manhã penitencial teve como assessor o Padre Edvaldo Donato Bernardo, da Diocese de Foz do Iguaçu. Ele expressou sua alegria em estar na Diocese de Umuarama e comentou sobre o tema tratado junto ao clero. “Abordamos aquilo que estamos celebrando neste ano, o ‘Jubileu Peregrinos de Esperança’. E nós, sacerdotes, somos aqueles que promovem esperança nas pessoas, sobretudo, partindo da perspectiva de que também somos peregrinos.”
“Refletimos à luz do peregrino Jesus, que durante 40 dias caminhou pelo deserto, guiado pelo Espírito Santo. Jesus, nessa caminhada, experimentou tentações e provações. E nós, presbíteros, sacerdotes e diáconos, também experimentamos provações e tentações, assim como qualquer cristão ou fiel”, finalizou o presbítero.
Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Gustavo Pelissari
Dei Gratia Fotografia