Nos dias 26 e 27 de setembro, Roma acolheu milhares de catequistas de várias partes do mundo para o Jubileu dos Catequistas no Vaticano, um encontro de profunda comoção na Sede da Igreja Universal. A programação contou com momentos de oração, peregrinação e encontro com o Papa Leão XIV, reforçando o chamado à missão de anunciar o Evangelho com alegria e esperança.
Na sexta-feira (26), os participantes viveram a peregrinação à Porta Santa ao longo do dia e, à noite, reuniram-se para a Vigília de Oração na Basílica de São Pedro, em um momento de fé e unidade. Já no sábado (27), o ponto alto foi a audiência jubilar com o Santo Padre, Papa Leão XIV, seguida de nova peregrinação à Porta Santa e das catequeses nas igrejas de Roma, divididas por grupos linguísticos. No domingo (28), participaram da Santa Missa Jubilar, milhares de catequistas vivenciaram esse momento, especialmente 39 que foram instituídos como catequistas pelo Papa Leão XIV neste dia.
A Diocese de Umuarama teve seis representantes: padre Danilo Barbi, as irmãs Maria Vieira Feitoza e Ana Aparecida Brito, da Congregação Irmãs de Cristo Pastor, além das catequistas Zulmira Aparecida, Conceição Aparecida Gomes de Carvalho e Alice dos Santos Bruno Silva. Unidos a catequistas de todo o mundo, eles representaram a Igreja de Umuarama nesse grande evento, com devoção e amor à missão que exercem.
A Irmã Maria Feitoza, em entrevista, expõe sobre a vivência desse Jubileu: “Foram experiências que nos enriqueceram profundamente: encontros, partilhas, momentos de oração, de convivência e também de passeio, que nos ajudaram a fortalecer a fé e a missão. São vivências que palavras não conseguem expressar, mas que levaremos no coração e desejamos transmitir a todos vocês.”
Assessoria de Imprensa Diocesana
Imagens: Padre Danilo Barbi e Irmã Maria Vieira Feitoza