Na quinta-feira (4), a prefeitura municipal realizou o plantio de três mudas de oliveiras em frente à Catedral Diocesana, ato que representa o início do programa “Mais Sombra” da cidade.
O momento contou com a presença do bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, do prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, do pároco da Paróquia Catedral, Padre Luiz Cézar Bento, do Coordenador da Pastoral da Ecologia, Luiz Antoniassi, além da Polícia Ambiental, membros da Secretaria de Meio Ambiente, da Pastoral da Ecologia e crianças e professores da Escola Municipal Sebastião de Matos.
Mais que o início de um Programa Municipal, para o Cristão foi um gesto de fé e compromisso com a Casa Comum, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2025 – “Fraternidade e Ecologia Integral: Cuidando da Criação”. A Oliveira, como explicado pelo padre Cézar Bento, representa muito para o cristão, tem um significado espiritual, ela simboliza paz, esperança e a presença do Espírito Santo.
Dom João fez questão de participar vestido com seu tradicional hábito franciscano, sinal visível profundo de sua escolha vocacional e identidade espiritual.
A iniciativa também reforça a importância de a comunidade tornar-se cada vez mais consciente e presente em ações de cuidado e preservação da Ecologia Integral, mostrando por meio desses gestos o amor a Deus e respeito pela Sua Criação.
Assessoria de Imprensa Diocesana