A Paróquia Catedral de Umuarama sediou, no último fim de semana, a convivência de início de curso dos catequistas das comunidades neocatecumenais das Arquidioceses de Londrina e Maringá e das Dioceses de Paranavaí e Umuarama. O encontro reuniu 278 catequistas com suas equipes.
A convivência, que marca o início das atividades do ano, aconteceu primeiramente na Itália, com os iniciadores do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, Ascensión e Frei Mario, e depois é vivida nas diversas regiões do mundo. Em Umuarama, o encontro foi conduzido pelos catequistas responsáveis pelo Caminho na região Norte e Noroeste do Paraná: Frei Mário, Thiago e Maria Lúcia.

Durante os dias de convivência, os participantes tiveram momentos de estudo da Primeira Carta aos Coríntios e do Livro dos Juízes, além de momentos de oração e partilha. Um dos pontos marcantes foi a celebração penitencial, que contou com a presença de 15 padres das dioceses e arquidioceses presentes, oferecendo aos catequistas a oportunidade de reconciliação.
O encontro foi um verdadeiro tempo de formação e fortalecimento. Chamado de “início de curso”, esse momento serve como um alimento espiritual para as comunidades, um impulso para o caminho de evangelização ao longo de todo o ano de 2026.
Olavo Vignoto, integrante do Caminho Neocatecumenal, expressou sua comoção com o encontro: “Foi uma alegria para todos nós, catequistas em Umuarama. Foi um clima maravilhoso, com muita união e koinonia entre os presentes”.
Os participantes ficaram hospedados no Centro Diocesano e em hotéis da cidade, vivendo dias de fraternidade, alegria e comunhão. A Diocese de Umuarama expressou sua alegria em acolher todos os catequistas e colaborar com a missão do Caminho Neocatecumenal na região.
Assessoria de Imprensa Diocesana