“Os candidatos estavam totalmente focados no assunto, buscando entender qual é, de fato, o papel do MECEP em sua comunidade”
Nos dias 15 e 16 de março, no Centro Diocesano de Formação (CDF), aconteceu a primeira etapa dos três encontros de formação dos Ministros Extraordinários da Eucaristia e da Palavra (MECEP), programados para este ano. O evento contou com a participação de 172 candidatos a MECEP da Diocese.
O encontro foi aberto pelo Padre Marcos Fernandes, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, de São Jorge do Patrocínio-PR. Em seguida, o Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, deixou uma mensagem aos candidatos. O Padre Othon Etienne, administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, de Serra dos Dourados, foi um dos formadores. O evento prosseguiu conforme o cronograma proposto.
As atividades incluíram momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Elias Rocha, Vigário Episcopal, juntamente com os diáconos.
Para Antônio Fransson Neto, coordenador diocesano dos MECEPs, a formação foi excelente. “Os candidatos estavam totalmente focados no assunto, buscando entender qual é, de fato, o papel do MECEP em sua comunidade. Muitas vezes, eles acreditam que seu papel é apenas estar no presbitério ao lado do padre. No entanto, o trabalho principal é com os doentes, nas casas, no hospital, é junto à comunidade. Não é apenas levar a Eucaristia, mas viver o lado social da comunidade em que participam”, concluiu.
Assessoria Diocesana de Comunicação