Missão 2 a 2: jovens e catequistas levaram a palavra de Deus para 34 cidades pertencentes à 8 Arquidioceses e Dioceses do Paraná.
Um grupo de jovens acima de 18 anos e catequistas do Caminho Neocatecumenal, de 8 Arquidioceses e Dioceses do Paraná, participaram da Missão 2 a 2. A convivência e a celebração de envio foi presidida pelo Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, e aconteceu no salão da comunidade Neocatecumenal de Umuarama.
A condução da convivência foi realizada por duas equipes de catequistas itinerantes responsáveis pelo Caminho Neocatecumenal no Paraná: a primeira, encarregada pela região Noroeste do estado, foi composta pelo Frei Mario Traina, Thiago Pregnolato e Maria Lúcia Toni. A segunda, responsável pela região Oeste, foi formada pelo casal Carlos e Acionir Franze, Pe. Joani Cardeno e Giovani Thomazelli.
A convivência iniciou no dia 1º de dezembro (domingo) e foi finalizada no dia 07 (sábado), com a Eucaristia. O catequista Itinerante Thiago explicou que essa missão foi dividida em três momentos. “Primeiro, houve o momento de conversão, seguido pela preparação para o envio e, por fim, o envio propriamente dito. Participaram da missão 133 pessoas de 8 Arquidioceses: Umuarama, Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Paranavaí, Maringá e Londrina.
“Preparamos um dia de envio com orações e catequeses, focando na passagem do evangelho em que Jesus Cristo envia os apóstolos dois a dois. Também fornecemos orientações sobre a catequese e como viver esses dias de missão. Foram sorteadas as duplas e os trios, definindo as cidades para onde seriam enviados. No total, 66 duplas e um trio partiram para 34 cidades dessas dioceses”. Ele ainda detalhou a missão. “A missão teve duração de três noites e três dias, de quarta-feira pela manhã até sábado à tarde. Os participantes viveram da providência e levaram a Palavra de Deus para evangelizar”.
Um dos missionários, José Valentim de Souza, de 59 anos, da Diocese de Umuarama, contou que eles foram somente com a roupa do corpo e viveram realmente na providência do Senhor, sem dinheiro, sem cartão, sem celular, sem saber onde iriam comer e nem dormir. “Compartilhamos a Palavra de Deus com as famílias, buscando levar nosso testemunho e, ao mesmo tempo, aprender com suas experiências de sofrimento e fé em Jesus Cristo. Acredito que o Senhor esteja presente em cada história de vida, dando-lhe um propósito e revelando Seu amor incondicional por cada um de nós”.
Para Maria Clara de Oliveira, de 18 anos, da Diocese de Umuarama, essa missão foi algo para realmente sentir a presença de Deus. “Partirmos apenas com a roupa do corpo, confiando plenamente na providência divina. Isso pode parecer loucura para alguns. Mas, tínhamos a certeza de que Deus supriria todas as nossas necessidades, e assim Ele o fez. Muitas vezes, ao visitar as casas para evangelizar, éramos nós que saíamos evangelizados. Senti profundamente a presença de Deus na minha vida. Aprendi a confiar Nele e deixar Ele que guie os meus caminhos”, finaliza a jovem.
Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Gabriel Rocha – Comunicação Caminho Neocatecumenal de Umuarama