“Através do clero que se realiza a sinodalidade, que significa caminhar juntos”.
A 2ª Reunião do Clero da Diocese de Umuarama aconteceu no dia 23 de maio e reuniu bispo, padres e diáconos no Centro Diocesano de Formação (CDF). Durante todo o dia, diversos assuntos foram tratados, entre eles, o andamento pastoral da Diocese e o Jubileu Peregrinos de Esperança.
Para Frei Pedro Cesário, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, a reunião do clero é de suma importância para os padres e diáconos, pois esses encontros são momentos de convivência, de partilha dos trabalhos e da vida. “Também, nessas reuniões, trocamos informações relevantes. Além disso, há um aspecto formativo, e é por meio do clero que se realiza a sinodalidade, que significa caminhar juntos. Todos nós temos nossos trabalhos e nossas pastorais, mas queremos caminhar unidos com a Diocese.”
O diácono Cristóvão Carvalho, da Paróquia São Pedro, de Perobal-PR, afirma que essa reunião contribui muito para o aprendizado de todos. “No período da tarde, discutimos sobre as diaconias dentro da nossa Diocese, e isso é de grande valia para nós. Precisamos aprender e seguir a orientação do nosso Bispo Diocesano para desempenhar um bom trabalho, uma diaconia eficiente para aqueles que precisam e necessitam. Isso é essencial, principalmente dentro da nossa paróquia, para que nos sintamos parte dela”, finaliza o diácono.
Assessoria de Imprensa Diocesana