>
>
>
Bispo da Diocese de Umuarama faz uma reflexão sobre o domingo de Páscoa

Bispo da Diocese de Umuarama faz uma reflexão sobre o domingo de Páscoa

Dom João Mamede Filho pontua alguns passos para a compreensão da ressurreição Ressurreição de Cristo: Passos da compreensão que tenho hoje A primeira vez que me defrontei com a palavra ressurreição, pensei numa reanimação de cadáver: Jesus Cristo, aquela pessoa boa, é maior que a morte. Saiu das garras dela

Dom João Mamede Filho pontua alguns passos para a compreensão da ressurreição

IMG 2310

Ressurreição de Cristo: Passos da compreensão que tenho hoje

A primeira vez que me defrontei com a palavra ressurreição, pensei numa reanimação de cadáver: Jesus Cristo, aquela pessoa boa, é maior que a morte. Saiu das garras dela e vive lá no céu, esperando a gente. Igual a ressurreição de Lázaro, por exemplo.

O segundo estágio foi: Ele ressuscitou, está vivo por aí, e a gente pode, de vez em quando, sentir a sua presença e a sua atuação a nosso favor.

O terceiro estágio: Se Ele escapou da morte, então Ele unifica nossa existência. Desde sempre. Ela transcorreu sob o cuidado. A totalidade da nossa vida não é um amontoado de circunstâncias desconexas. Há um fio condutor que perpassa toda nossa história pessoal. As circunstâncias de nossa vida, uma veio de outra, uma foi continuação de outra e todas estão interligadas e nos trouxe ao que somos hoje.

            Inventando uma história: nasci lá no nordeste. Era criança ainda e uma seca fez minha família vir para o norte de Minas Gerais. Lá comecei a ir à escola. Até tive uma namoradinha, coisa de adolescente apenas. Mas aí tivemos que mudar de novo e viemos para São Paulo. Em São Paulo, na periferia, cresci, estudei e até comecei a faculdade. Mas, outra vez, minha família precisou se mudar e viemos para Umuarama. Aqui terminei minha faculdade, namorei, casei e hoje tenho meus dois filhos. Se a pessoa visualiza isso como um amontoado de circunstâncias desconexas, que uma não levou à outra, e uma não saiu da outra, não tem fé mais clara na Ressurreição.

O quarto estágio foi entender que a criação não foi concluída. Jesus Cristo ressuscitado continua a criação, continua nos modelando como o oleiro faz com o barro na cerâmica. A mínima dorzinha de cabeça, a ofensa dura de alguém, o pedido de socorro de um irmão é o Senhor nos trabalhando, dando mais um passo na edificação de sua obra, que somos cada um de nós.

O quinto estágio foi Êxodo 3,14… Alguns peritos traduzem: “ESTOU me enviou a vós”. Jesus é o ESTOU. Aquele que é, que era e que vem. Aquele que sempre esteve e nunca deixará de estar. Mesmo na crise do COVID-19.

Dom João Mamede.
14 4

Publicação e Imagem: Katya Suzuki
Assessora de Comunicação Diocesana e PASCOM
Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM 

Compartilhe

Veja também

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias
Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Diocese

Diocesanas, Fotos, Notícias

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Vídeos

17 de outubro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.