“Que este seja um ano de bênçãos especiais para nós”.
A Diocese de Umuarama celebrou a abertura do Ano Jubilar “Peregrinos de Esperança”, convocado pelo Papa Francisco, na manhã do último domingo, 29 de dezembro.
O primeiro momento da abertura aconteceu na Paróquia São Vicente Pallotti. Em seguida, o Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, acompanhado por padres, diáconos, religiosas, coroinhas e fiéis, seguiu em peregrinação até a Catedral do Divino Espírito Santo, onde foi celebrada uma Missa em Ação de Graças para oficialmente abrir o Ano Jubilar.
O Padre Antônio Murilo Macedo da Luz, Coordenador Diocesano da preparação do Jubileu de 2025, explicou que, a cada 25 anos, o Santo Padre convida todos a celebrar o Jubileu Ordinário da Igreja. “Este será o ano da graça, em que remonta a inscrição bíblica, desde o livro do Levítico, que era o ano do descanso da terra, o ano que todas as coisas retornam para Deus. Por isso, então, se todas as coisas são de Deus, tudo então também deve ser devolvido a Ele, porque é o ano que Ele derrama todas as graças e abundâncias sobre as nossas vidas”.
Segundo o Presbítero Sérgio Cezar Rodrigues, Assessor Diocesano para o Jubileu 2025, a Diocese de Umuarama terá, ao longo do ano, uma programação extensa para os sacerdotes, diáconos, religiosos, ministros, catequistas, ou seja, para todos os grupos de fiéis. “Teremos momentos particulares, oportunos e também individuais para obter indulgências e celebrar o jubileu ordinário da esperança. Vamos visitar as Igrejas Jubilares em peregrinação, confessando, comungando em estado de graça, rezando pelo Santo Padre e fazendo as ações jubilares. Com certeza, teremos um ano especial da graça do Senhor”.
O sacerdote ainda recorda as igrejas jubilares da diocese. “A Catedral de Umuarama, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aqui em Umuarama também, o Santuário de São José de Alto Piquiri, o Santuário de Santo Antônio em Iporã e o Santuário Eucarístico de Cianorte.
O Bispo da Diocese de Umuarama deu uma bênção especial para que os fiéis vivam bem o Ano Jubilar. “Que este seja um ano de bênçãos especiais para nós. Isso significa que estamos especialmente dispostos a receber as bênçãos que Ele já derrama sobre nós, além de um mar de outras bênçãos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” Finaliza Dom João.
Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos e imagens: Milton Cinque – Pascom Catedral e Pascom Diocesana