A Diocese de Umuarama se une à Igreja em todo o mundo no luto pela morte do Papa Francisco. Durante os dias que antecedem a cerimônia de sepultamento, todos acompanham a movimentação no Vaticano. Milhares de bispos, padres, religiosos consagrados e fiéis se reúnem para o último adeus, seja presencialmente ou acompanhando as transmissões ao vivo que ocorrem ao longo do dia.
Em entrevista ao departamento de comunicação da Diocese, o Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, afirmou que o Papa Francisco era profundamente humano. “Ele tinha compaixão por toda dor humana. Quem sente dor está vivo, e quem sente a dor dos outros é humano. Ele sentiu isso o tempo todo e reagiu com o Espírito de Jesus, com compaixão e ternura, como nosso Senhor Jesus Cristo durante todo o tempo que esteve aqui.”
No sábado, 26 de abril, às 4h da manhã (horário de Brasília), será a trasladação do corpo da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. Às 5h será celebrada a Missa das Exéquias, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Haverá transmissão ao vivo pelo Vatican News e pelo Youtube da CNBB Nacional.
Assessoria Diocesana de Comunicação