>
>
Diocese de Umuarama sedia pela primeira vez encontro da Cáritas Paraná

Diocese de Umuarama sedia pela primeira vez encontro da Cáritas Paraná

O fórum de monitoramento das atividades aconteceu no Centro Diocesano de Formação. Com a presença de representantes de todas as Dioceses do Paraná, Umuarama sedia pela primeira vez o fórum de monitoramento da Cáritas. Amauri Antonio Mossmann, Secretário Executivo Regional, explica o que é a entidade “ela é internacional, sua

O fórum de monitoramento das atividades aconteceu no Centro Diocesano de Formação.

WhatsApp Image 2019 07 09 at 20.59.28

Com a presença de representantes de todas as Dioceses do Paraná, Umuarama sedia pela primeira vez o fórum de monitoramento da Cáritas. Amauri Antonio Mossmann, Secretário Executivo Regional, explica o que é a entidade “ela é internacional, sua sede fica em Roma, e no Brasil estamos há 63 anos. A grande missão desde o início foi à organização e articulação das ações sociais da Igreja e esse também é o grande papel das entidades membro”.

Amauri continua e afirma, que a partir de cada realidade, a Cáritas busca organizar essa ação social na Diocese. “Outro ponto importante é estar indo ao encontro das pessoas, na qual ninguém olha. No Paraná a grande atuação é a organização de políticas públicas, para que o Governo atenda às necessidades dos excluídos e mais vulneráveis. Um pedido feito pelo Papa e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a migração, o refúgio e a acolhida dos Venezuelanos”.

O secretário diz, que o encontro que acontece em Umuarama faz parte de um dos três momentos que ocorre durante o ano, o planejamento, monitoramento e avaliação. “Nessa etapa, do meio do ano, revisamos o que foi planejado, colocado em agenda e fazemos uma análise. Quais foram às atividades realizadas e o resultado delas”.

Maria Alves Benevenuto, Presidente da Cáritas Diocesana de Umuarama, explica a importância de receber um evento como esse “é muito bom, mostra que temos condições de acolher o Paraná e fortalece a caminhada junto com a Cáritas Brasil”.

“A organização, como o Papa fala, é amor em movimento. Nós acompanhamos projetos sociais da Diocese, vindo das paróquias. Atendemos os migrantes, ajudamos na documentação, nas primeiras necessidades básicas. Com o fundo da Cáritas, conseguimos colocar em prática esses projetos, desde que seja para ajudar o outro, tirar um pouco dessa situação de pobreza extrema. Nossa função é promover as pessoas e as famílias que estão em situações desfavoráveis, de risco”, conclui Maria.

Padre Sérgio Bertoti, da Diocese de Foz do Iguaçu e Presidente do Conselho Regional, conta que esse encontro é aberto para todas as Cáritas do Paraná. “Temos aproximadamente 18 Dioceses, e pelo menos 50% estão presentes, sendo dois representantes de cada uma delas, quatro pessoas do conselho e mais quatro da equipe do secretariado, totalizando aproximadamente 20 pessoas. O fórum aconteceu em Umuarama, com a intenção de descentralizar e para que todos possam conhecer a realidade do outro e o trabalho desenvolvido por cada um.”

Fonte e Fotos: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesana

Compartilhe

Veja também

Diocesanas, Fotos, Notícias

Diocese

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Fotos, Notícias
Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias relacionadas

Vídeos

17 de outubro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.