>
>
Diocese celebra o encerramento do Jubileu de Esperança

Diocese celebra o encerramento do Jubileu de Esperança

Chegou ao seu término o Jubileu de Esperança, iniciado no ano passado pelo Papa Francisco e agora solenemente encerrado sob o pastoreio do Papa Leão XIV. Esse tempo de graça, vivido intensamente pela Igreja em todo o mundo, marcou profundamente a caminhada de fé de milhões de fiéis, que se

Chegou ao seu término o Jubileu de Esperança, iniciado no ano passado pelo Papa Francisco e agora solenemente encerrado sob o pastoreio do Papa Leão XIV. Esse tempo de graça, vivido intensamente pela Igreja em todo o mundo, marcou profundamente a caminhada de fé de milhões de fiéis, que se colocaram como peregrinos de esperança, movidos pelo desejo de renovação espiritual, reconciliação e encontro com a misericórdia infinita de Deus.IMG 5635

Ao longo do Ano Jubilar, milhares de fiéis participaram de peregrinações, celebrações, momentos de oração e reconciliação também em nossa Diocese, acolhendo o convite da Igreja para uma conversão sincera do coração e para a vivência da indulgência jubilar, sinal concreto do perdão e da ternura do Senhor para com seus filhos.

IMG 5645Celebrado a cada 25 anos, o Jubileu é sempre um marco histórico para gerações. Mais do que um evento, é um tempo privilegiado de aprofundamento no mistério da misericórdia divina, no qual a Santa Igreja, como mãe e mestra, oferece aos fiéis a oportunidade de fortalecer sua caminhada cristã, buscar a santidade e aproximar-se ainda mais de Deus.

O encerramento do Jubileu de Esperança em nossa Diocese aconteceu no dia 28 de dezembro, com a Celebração Solene às 17h, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo.IMG 5641

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., que, com alegria e gratidão, relembrou os inúmeros momentos de reconciliação do povo de Deus com a Santa Igreja vivenciados ao longo deste Ano Jubilar.

Estiveram presentes: o Padre Sérgio Cézar Rodrigues de Moraes Júnior, Assessor Diocesano para o Jubileu de 2025 – Peregrinos de Esperança; o pároco da catedral, Padre Luiz Cézar Bento; além de padres, diáconos, religiosos e fiéis de diversas paróquias da Diocese, que juntos testemunharam a unidade e a comunhão da Igreja.

Durante a celebração, foi entoada a solene oração do “Te Deum”, em ação de graças por todas as graças e experiências vividas no tempo jubilar. No fim da Santa Missa, Dom Frei João Mamede Filho concedeu a Bênção Apostólica, que está anexa à indulgência plenária, conforme as disposições estabelecidas pela Igreja.

O encerramento do Jubileu de Esperança foi, acima de tudo, um momento de profunda gratidão, reconhecimento da misericórdia divina derramada em abundância sobre todos os que buscam o Senhor, e também de fortalecimento espiritual para o novo ano que se aproxima.IMG 5661

“Como assessor diocesano do Jubileu, elevo a Deus um profundo sentimento de gratidão por tudo o que vivemos neste Ano Santo Peregrinos de Esperança 2025, em nossa Diocese de Umuarama. Ao longo destes meses, nossas paróquias e comunidades colocaram-se em caminho, peregrinando até a Catedral, os santuários diocesanos e também a Roma, participando das atividades jubilares e experimentando, de modo vivo e concreto, o amor misericordioso de Deus, expresso também no dom das indulgências. Cada passo, cada celebração e cada coração tocado fortaleceram nossa identidade como Igreja viva e missionária. Encerramos este jubileu no dia 28 de dezembro, com a solene celebração e a bênção apostólica do nosso Bispo Diocesano, certos de que a graça recebida não se encerra aqui, mas nos impulsiona a continuar caminhando como verdadeiros peregrinos, firmes na esperança e com os olhos e o coração voltados para Cristo, nossa meta e nossa salvação”, afirmou o padre Sérgio Cezar.

Renovados na fé, na alegria e na esperança, os fiéis seguem sua caminhada, confiantes de que Deus continua a conduzir seu povo com amor, misericórdia e fidelidade.

IMG 5649

“A misericórdia é esta ação concreta do amor que, perdoando, transforma e muda a vida. É assim que se manifesta o seu mistério divino. Deus é misericordioso (cf. Ex 34, 6), a Sua misericórdia é eterna (cf. Sal 136/135), de geração em geração, abraça cada pessoa que confia n’Ele e transforma-a, dando-lhe a sua própria vida.”  Papa Francisco – Carta Apostólica “Misericordia et misera”

 

Assessoria de Imprensa Diocesana

Compartilhe

Veja também

Diocesanas, Fotos, Notícias

Diocese

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Fotos, Notícias
Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias relacionadas

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.