No domingo, 30 de novembro, a Diocese de Jardim (MS) viveu um momento histórico na Catedral, com a posse canônica de Dom Frei Pedro Cesário Palma, OFMCap., que assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano.
A celebração reuniu cerca de 1.600 fiéis, vindos de diversas localidades da diocese e também de outros estados, como Paraná, Goiás e São Paulo, além de inúmeros amigos e companheiros de missão do novo bispo.
Estiveram presentes vários bispos do Regional e de dioceses irmãs: 
. Dom João Gilberto de Moura, bispo da Diocese de Lins (e já tendo servido anteriormente como bispo de Jardim/MS);
. Dom Vitório Pavanello, arcebispo emérito de Campo Grande;
. Dom João Batista de Oliveira, S.V.D.;bispo da Diocese de Corumbá;
. Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano de Campo Grande;
. Dom Otair Nicoletti, bispo da Diocese de Coxim;
Também marcaram presença diáconos das dioceses de Jardim, Umuarama e Lins, entre eles, o diácono Antônio Barradas, de Umuarama.
A família religiosa do novo bispo igualmente esteve presente. Compareceram: o Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, Província São
Lourenço de Brindes (PR–SC), Frei Evandro Aparecido de Souza, juntamente com Frei Valdir dos Reis Fontana, Frei Sílvio Cezar Ferreira, Frei Américo Vazatta, e Frei José Ângelo do Prado (Frei Zezinho).
Frades da Província Nossa Senhora de Fátima, TO, GO, DF e MS (Brasil-Central) também participaram, assim como religiosos e religiosas da própria Diocese de Jardim.
Fiéis, amigos, funcionários e paroquianos da Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama, onde Frei Pedro residiu, também prestigiaram a celebração.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades civis e militares da região. Estiveram presentes o Vice-Prefeito Thiago Monteiro, representando o prefeito de Jardim; Juliano Miranda (Guga); o Vice-Prefeito Carlos Antônio Campos de Menezes, representando o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Dr. Max Antônio Morais; a Presidente da Câmara de Vereadores de Jardim, vereadora Tereza Moreira; e o Vice-Presidente da Câmara, vereador Jota Pereira.

Na área da segurança pública, participaram o Major PM Rafael Pinheiro Garcia, comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar de Jardim; e o Tenente-Coronel PM Valdir Roloff Júnior, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Bonito (MS).
A Santa Missa foi celebrada às 9h (horário AMT), correspondente às 10h em Brasília, marcada por profundo simbolismo e reflexão acerca da missão episcopal. No rito de posse, procedeu-se à apresentação das Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores, na presença do Padre Carlos Eduardo, chanceler da Cúria Diocesana, que atestou sua autenticidade e realizou a leitura oficial.
Em seguida, Dom Dimas Lara Barbosa entregou o báculo, sinal do pastoreio, e aproveitou para proferir as seguintes palavras:
“Prezado Dom Pedro, a Igreja confia a ti a Diocese de Jardim. Que nossa Mamãe do Céu seja sempre sua companheira de caminhada. Deus o abençoe.”
Logo após, Dom Pedro foi conduzido à cátedra episcopal, onde recebeu reverência, o beijo do anel e um abraço fraterno dos membros do clero, ao som do canto “Sou Bom Pastor”. Em seguida, foi saudado por seminaristas, religiosas e leigos que serviam no presbitério.
No fim da celebração, Dom Frei Pedro concedeu uma breve entrevista para a Diocese de Umuarama, expressando sua alegria e gratidão. Em suas palavras:
“Paz e bem, estimado povo de Umuarama, da Diocese de Umuarama e da Paróquia São Francisco de Assis. Tive a alegria de receber a posse da Diocese de Jardim, no Mato Grosso do Sul. Foi um dia muito importante, muito alegre, com a participação de muitos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, pessoas vindas de diversos lugares e também das nossas comunidades daqui de Jardim. E
agora estamos começando o nosso trabalho aqui. Quero pedir a vocês que rezem por mim, e eu rezarei sempre por vocês, e os terei sempre no meu coração, na minha saudade e na minha amizade. Um grande abraço a todos e nos veremos, nos veremos, porque distância não existe para quem ama.”
Também foi registrada a fala do Padre Gabriel Ribeiro, Coordenador da Ação Pastoral da Diocese de Jardim, que destacou a importância do momento:
“É um dia muito especial para nós, porque recebemos, como dom de Deus, o nosso quinto bispo, Dom Pedro Cesário Palma, vindo da família franciscana capuchinha. Dom Pedro é um dom para nós e nos traz, então, nesse Jubileu de Esperança, a força de renovação para a nossa ação pastoral. Deus abençoe a vida e o ministério de Dom Pedro e também todos aqueles que rezam conosco neste momento especial.”
Após a celebração, Dom Frei Pedro convidou todo o povo para um grande almoço festivo e fraterno, fortalecendo laços de comunhão e alegria no início de seu ministério episcopal.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Departamento Diocesano de Comunicação – DECOM