No dia 18/11, a Caritas Diocesana de Umuarama participou de uma reunião na Casa Episcopal com o Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv. e representantes de empresas que empregam migrantes, com o objetivo de discutir os problemas relacionados à migração na Diocese.
Dom Mamede destacou a preocupação da Igreja diante da realidade migratória, ressaltando seu papel de acolher e orientar. A Caritas, por meio do Presidente da Organização Diocesana, Paulino Almeida, e de sua Vice, Maria Benevenuto, e das funcionárias, Valdecir Rodrigues da Costa e Alix Marina Lopes, apresentaram os principais desafios observados quanto ao atendimento dos migrantes, que frequentemente chegam com poucos recursos materiais, mas com expectativas de reconstrução de vida e busca por dignidade.

Os representantes das empresas presentes relataram suas experiências com trabalhadores migrantes. A maioria demonstrou satisfação e reconheceu o trabalho desenvolvido pela Caritas, especialmente no apoio à regularização documental.
A Caritas Diocesana agradeceu a iniciativa de Dom Mamede e a presença dos participantes, reforçando a importância da parceria para a promoção do trabalho e da inclusão.
O encontro foi encerrado com um momento de integração.
Assessoria de Imprensa Diocesana