Na manhã de domingo(09), fiéis da Diocese de Umuarama viveram um momento profundo de espiritualidade durante a celebração do Jubileu promovido pelas Pastorais e movimentos: Comunicação (Pascom), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o Curso de Teologia do Centro de Estudos São João XXIII e a Paróquia São Paulo Apóstolo.
As atividades tiveram início às 8h15min, com a concentração dos participantes na Praça Santos Dumont, no centro da cidade. Às 8h45min, a peregrinação seguiu pela avenida Brasil com cerca de 1000 pessoas, em direção à Catedral do Divino Espírito Santo. À frente peregrinava, o Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., e o padre Luiz Cezar Bento, assessor das CEBs e pároco da Catedral, que conduziram momentos de oração e reflexão.
Durante o trajeto, os peregrinos rezaram, louvaram e escutaram a Palavra de Deus. O clima de fé e emoção tocou cada passo da caminhada, que finalizou com a chegada à Catedral, onde os peregrinos puderam tocar e atravessar a Porta Santa, gesto simbólico de Graça e renovação espiritual. Esse momento, profundo e comovente, será vivido novamente apenas daqui a 25 anos, com o novo Jubileu do Ano Santo da Encarnação de Cristo, em 2050.
Às 10h, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom João e concelebrada pelos padres Luiz Cezar Bento, José Sebastião da Silva (Pe. Zezé), Clóvis Hernandes, Paulo Sérgio de Aguilar, Wagner Pereira de Oliveira, José Alves de Souza, SAC, e Valdenir Pereira dos Santos, com assistência dos diáconos Gilberto Costa dos Santos e Diácono Edson Silva. Durante a celebração, os participantes receberam a bênção jubilar, encerrando a manhã com gratidão e alegria.
A integrante da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santuário São José de Alto Piquiri, Danielly Mantovani, ao falar sobre essa vivência, destacou: “É um dia de júbilo, um dia de alegria e de oração pela nossa missão, pedindo ao Divino Espírito Santo que nos inspire a ir cada vez mais longe no anúncio da Boa-Nova”, finalizou.
Após a missa, houve um momento de partilha entre as Comunidades Eclesiais de Base em frente a Catedral.
A equipe da Comunicação Diocesana reuniu-se na Chácara Mafalda (Zaeli), onde compartilharam um almoço fraterno, seguido de momentos de lazer, músicas e brincadeiras. A celebração foi uma oportunidade de fortalecer os laços de amizade e serviço entre os agentes pastorais que, com dedicação, contribuem diariamente para evangelizar e comunicar a fé na Diocese de Umuarama.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Departamento de Comunicação