De 25 a 28 de setembro, na cidade de Manaus-AM, aconteceu o 14º Mutirão Nacional de Comunicação (Muticom), que reuniu cerca de 400 participantes de todo o país no Centro de Convenções Vasco Vasques. O encontro teve como tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”, promovendo reflexões sobre a missão da comunicação católica diante dos desafios socioambientais. A missa de abertura, presidida pelo cardeal Leonardo Steiner, marcou o início da programação, com oficinas e vivências culturais inspiradas pela realidade amazônica.
A Diocese de Umuarama esteve representada por padre Wagner Pereira de Oliveira, Assessor Diocesano da Comunicação; Katya Suzuki, Coordenadora Diocesana da PASCOM; e Jéssica Sartori, coordenadora paroquial da Pascom da Paróquia São Vicente de Paulo, em Cianorte.
Katya Suzuki enfatizou: “ A Amazônia é cenário perfeito para discutir sobre “Comunicação e Ecologia Integral: Transformação e Sustentabilidade Justa” […]. Foi um prazer participar do encontro, a troca de experiências e conhecimentos é sempre incrível! Parabenizo os organizadores.”.
A participação do grupo objetivou aprimorar a comunicação a serviço da evangelização, em sintonia com as Diretrizes da Igreja no Brasil. A vivência compartilhada durante o encontro também promoveu a reflexão sobre a pluralidade cultural presente na Igreja, evidenciando que diante da diversidade de culturas e costumes, permanece claro e unificado o propósito maior: comunicar o Evangelho com clareza, precisão e profunda devoção à Santa Igreja.
O padre Wagner, a respeito da experiência vivenciada, destacou: “O encontro trouxe de forma viva a percepção de que tudo está interligado, como nos recorda o Papa Francisco. Nada está fragmentado: a comunicação se mostra como ponte que conecta pessoas, ideias e valores[…]. O Muticom foi, de fato, uma experiência fantástica de comunhão e esperança.”.
O encerramento aconteceu no Encontro das Águas, Rio Negro com Rio Solimões, local muito conhecido de Manaus, simbolizando a união entre diferentes realidades. No local, bispos, padres, leigos e comunicadores, a pedido do Cardeal Steiner, renovaram o compromisso de anunciar o Evangelho com uma comunicação transformadora e fielmente espelhada a Igreja de Jesus.
Jessica acrescentou: “Foram quatro dias intensos e transformadores […]. O tema da Ecologia Integral nos inspirou a olhar a vida em suas dimensões social, ambiental, cultural e espiritual, especialmente na realidade amazônica […]. Voltamos com o compromisso de cuidar da Casa Comum com amor e justiça.
Assessoria de Imprensa Diocesana