Nos dias 27 e 28 de setembro, o Retiro de Opção de Vida (ROV), da Diocese de Umuarama, realizou a terceira etapa do seu retiro anual, reunindo 122 jovens e adolescentes na Chácara São Francisco de Assis. Essa fase marcou o encerramento do itinerário vocacional de 2025, que, ao longo do ano, foi conduzido por três grandes perguntas: Quem sou eu? Quem é Jesus? Qual é a minha vocação?
Nessa última etapa, os vocacionados foram convidados a refletir sobre a própria vocação, participando de pregações e momentos de espiritualidade que abordaram as diversas formas de responder ao chamado de Deus: vocação diaconal, sacerdotal, religiosa, matrimonial e leiga, sempre lembrando que o primeiro e maior chamado é à santidade.
Um dos momentos mais importantes foi o de diálogo e partilha: os rapazes se encontraram com os padres Reginaldo Rios (Paróquia São Vicente Pallotti) e João Henrique (Paróquia São José Operário), enquanto as jovens estiveram com religiosas de diferentes congregações: as Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia, da Comunidade Dois Corações e da Comunidade Cristo Pastor, que testemunharam sua vida consagrada e responderam às dúvidas das vocacionadas.
O ambiente de oração, alegria e amizade foi marcado também pelo lema estampado nas camisetas deste ano: “Chamados a fazer a diferença”, acompanhado pela imagem de São João Paulo II, inspiração para a juventude no seguimento de Cristo.
A etapa foi encerrada com a Santa Missa junto às famílias, presidida pelo Pe. João Henrique, assessor diocesano do Setor Juventude e vigário da Paróquia São José Operário.
A organização do ROV é conduzida pelos coordenadores gerais Paola Bossi e Rafael Catharin e pela equipe do retiro, sob a orientação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Umuarama, que dedica-se a ajudar adolescentes e jovens a discernirem e responderem ao chamado de Deus.
Composto por três etapas ao longo do ano, o ROV se apresenta como um verdadeiro caminho de oração, formação e partilha para o discernimento vocacional. O ciclo de 2025 foi concluído nessa terceira etapa, mas, em novembro, ainda acontecerá o tradicional Reencontro dos Vocacionados, reunindo todos os participantes para celebrar e confirmar os passos dados durante a caminhada.
Assessoria de Imprensa Diocesana
FONTE: Comunicação – ROV