No último sábado, 27 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial do Turismo, data instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para valorizar a importância dessa atividade que movimenta a cultura, a economia e promove o encontro entre muitos povos.
A Igreja Católica também se une a essa celebração, pois é uma ocasião para promover o encontro entre culturas, que leva a evangelização e o cuidado com a casa comum, nosso planeta. O turismo, quando vivido com consciência, torna-se instrumento de fraternidade e desenvolvimento humano integral.
A coordenadora diocesana da Pastoral do Turismo (Pastur), Maria Rita Rossato, destacou a relevância dessa data, dizendo:
“Que possamos aproveitar o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, como uma oportunidade para refletir sobre o papel do turismo na construção de uma comunidade mais harmoniosa e sustentável.”
O Dia Mundial do Turismo se apresenta não apenas como uma comemoração civil, mas também como um convite para a Igreja e para todos os cristãos refletirem sobre o compromisso de acolher, preservar e caminhar juntos rumo a um futuro mais sustentável e equilibrado.
Assessoria de Imprensa Diocesana