>
>
2025: Ano Jubilar “Peregrinos de Esperança”

2025: Ano Jubilar “Peregrinos de Esperança”

O ano jubilar, que ocorre na Igreja a cada 25 anos, será aberto, na Diocese de Umuarama, no dia 29

Foto da Catedral

O ano jubilar, que ocorre na Igreja a cada 25 anos, será aberto, na Diocese de Umuarama, no dia 29 de dezembro próximo e se estenderá até o dia 28 de dezembro de 2025. O lema escolhido pelo Papa Francisco foi “Peregrinos de Esperança”. Muitas e apropriadas celebrações tematizando o lema serão implementadas no decorrer do ano.

Logo Jubileu 2025

O Bispo Dom João dirigiu uma carta a todos os fiéis da Diocese de Umuarama contendo orientações de como melhor viver e colher os ‘frutos’ do ano jubilar.

Confira a íntegra da carta:

Carta aos diocesanos – Jubileu 2025

Rev.mos Srs. Párocos, Reitores de Santuários e Administradores Paroquiais; diletos Diocesanos e todos a quem esta carta chegar: PAZ E BEM!

O Ano Jubilar de 2025, anunciado pelo Papa Francisco através da Bula Spes non confundit – A Esperança não decepciona, sob o tema Peregrinos de Esperança, nos convoca a reanimar nossa fé em Deus, “em Quem depositamos nossa confiança” e nos apresenta a lei do amor. O Romano Pontífice nos lembra que “a esperança é também a mensagem central do próximo Jubileu, que, segundo antiga tradição o Papa proclama de vinte e cinco em vinte e cinco anos. […] Que possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, ‘porta’ de salvação (cf. Jo 10,7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a ‘nossa esperança’ (1Tm 1,1)”.

Encontramos uma primeira menção ao ano jubilar no livro de Levítico, que deveria ser convocado a cada 50 anos, o ano “extra”, que se vivia a cada sete semanas de anos (cf. Lv 25,8). Foi proposto como ocasião para se restabelecer uma correta relação com Deus, entre as pessoas e com a criação, e implicava a remissão de dívidas, a restituição de terrenos arrendados e o repouso da terra.

Citando o profeta Isaías, São Lucas descreve desta forma também a missão de Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4,18-19; cf. Is 61,1-2). Estas palavras de Jesus tornaram-se também ações de libertação e de conversão no quotidiano dos seus encontros e das suas relações.

Para o Jubileu de 2025, houve dois anos de preparação:

– 2023, dedicado ao estudo do Concílio Vaticano II, particularizado pelas quatro Constituições: Dei Verbum; Lumen Gentium; Sacrossanctum Concilium; e Gaudium et Spes. Neste âmbito, as Edições CNBB, traduziram os Cadernos do Concílio, dos quais o Regional Sul 2 da CNBB produziu, com muito esmero, videoaulas, que podem ser encontradas no YouTube.

– 2024, dedicado a compreensão e valorização da oração individual e comunitária. Recomendamos as 27 Catequeses sobre a Oração, proferidas pelo Papa Francisco entre 06 de maio de 2020 e 17 de março de 2021, ou, ainda, a Carta Encíclica Dilexit nos – Amou-nos. Também sejam disponibilizados momentos de espiritualidade, retiros paroquiais, momentos de intimidade e silêncio, como por exemplo a Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas Vocações, proposta por mim, em que toda comunidade desta Igreja Particular, um dia por mês, dentro de um ordenamento, escalaria 16 pessoas para, das 6h às 22h, permanecer em oração, diante do Senhor Sacramentado, suplicando o envio de trabalhadores para a vinha (cf. Mt 9,36).

Exortamos aos sacerdotes e comunidades paroquiais, bem como aos seminários, organismos, pastorais e movimentos a não deixarem passar em branco este sentimento e pedido do Santo Padre. Mesmo que o indicado nos anos anteriores não tenha sido observado, façamo-lo agora, tanto em momentos formativos como em retiros.

 

Deus nos cerca de carinho e proteção (cf. Dt 32,10)

Em nossa Diocese, a abertura do Ano Jubilar acontecerá no domingo da Sagrada Família, 29/12/2024. O ponto de encontro será a igreja São Vicente Pallotti, em Umuarama, a partir das 8h30min. A abertura se dará às 9h, seguida de procissão até a Catedral, onde, às 10h, celebraremos a Eucaristia. Convocamos para este momento todos que puderem vir, das 50 Paróquias da nossa Diocese, em especial, o Clero e os fiéis da cidade de Umuarama.

As Igrejas Jubilares, lugares oportunos de peregrinação e vivência mais intensa dos sacramentos, serão:

– Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama;

– Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Umuarama;

– Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã;

– Santuário Diocesano de São José, em Alto Piquiri;

– Santuário Eucarístico Diocesano (Paróquia Nossa Senhora de Fátima), em Cianorte. 

Nas Paróquias, mas especialmente nas igrejas jubilares, seja utilizado, quando possível, o formulário da Missa para o Ano Santo, preparado exclusivamente para este fim, de acordo com as rubricas prescritas. Seja dado aos fiéis mais oportunidades de se aproximarem do Sacramento da Reconciliação, especialmente nos períodos da Quaresma e Advento, mas também nos dias penitenciais (sextas-feiras e Finados), nas festas de Padroeiro, novenas, retiros, encontros, dentre outros.

Atenção particular devem receber os fiéis enfermos e idosos, bem como as crianças e jovens casais. Os dois primeiros, sejam instruídos a abraçar o sofrimento e a pedir a virtude da paciência. Intensifique-se as visitas aos mesmos e sejam disponibilizados os sacramentos da Reconciliação, da Unção dos Enfermos e, quando oportuno, o Viático, levando também eles a participar do espírito jubilar. Estenda-se tal particular atenção aos privados de liberdade (encarcerados); também a eles seja dado a chance de vivenciar a graça jubilar e a esperança da transformação salvífica de Cristo.

Celebraremos o encerramento do Ano Jubilar na Diocese, na Catedral de Umuarama, às 17h do dia 28 de dezembro de 2025.

 

Precisamos uns dos outros, pois a caminhada solitária é infinitamente mais difícil (cf. Ecl 4,9-10)

Portanto, para vivermos da melhor maneira este Ano Santo, a equipe de coordenação constituída programou atividades que envolvem diversos setores de nossa comunidade religiosa e civil. Recomendamos aos párocos, reitores e administradores paroquiais que irão acolher atividades diocesanas, que o façam com plena caridade evangélica, dispondo os espaços paroquiais e envidando esforços para bem acolher os peregrinos. Como nos lembra o slogan do Santuário Nacional de Aparecida: “Acolher bem também é evangelizar”.

Nos eventos jubilares haverá sempre um momento de peregrinação, oração em comum e pregação alusiva (como viver bem o Ano Jubilar, como lucrar indulgências etc). Sempre que possível, seja dado aos participantes, a oportunidade de participar do sacramento da reconciliação.

Os coordenadores e presidentes de Pastorais, Movimentos e Organismos procurem se adequar a este calendário. Poder-se-á unir programações já agendadas (congressos, dias de formação, retiros etc) com o mesmo. Cabe aos coordenadores referidos entrar em contato com a Paróquia que sedia o tal evento para combinar a integração.

Tornem conhecido, o máximo que puderem, o Jubileu. Que a Virtude da Esperança, que nunca decepcionou ninguém, permeie nossa vida pessoal e comunitária através de tudo o que implementarmos: celebrações, pregações, dias de formação, aulas, workshops, mídias sociais etc.

Nos encontros que integram diferentes grupos, convém que haja momentos em comum, como a peregrinação, Celebração Eucarística e/ou Adoração ao Santíssimo Sacramento etc.

Este ano da graça proclamado pela Igreja quer nos recordar que a santidade de Deus é derramada abundantemente sobre seu povo. Façamos o firme propósito de informar toda a comunidade a esse respeito e facilitar a participação nas atividades programadas.

Aos 12 de dezembro de 2024, festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe,

 

Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv.

Bispo Diocesano

 

Para conferir a carta na íntegra com os anexos, faça o download clicando abaixo:

[embeddoc url="https://diocesedeumuarama.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Carta-aos-Diocesanos-Jubileu-2025-e-anexos-1-e-2.pdf" viewer="google"]

Assessoria de Imprensa Diocesana

Compartilhe

Veja também

Diocese

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos
Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.