>
>
02 de fevereiro de 2018 – 22º Dia Mundial da Vida Consagrada

02 de fevereiro de 2018 – 22º Dia Mundial da Vida Consagrada

Religiosos e religiosas se reuniram na Basílica de São Pedro para celebrar com o Papa o 22º Dia Mundial da

Foto da Catedral

Religiosos e religiosas se reuniram na Basílica de São Pedro para celebrar com o Papa o 22º Dia Mundial da Vida Consagrada

Caminhar contra corrente, reavivar o encontro com Jesus, procurar o encontro entre profecia e memória. Estes foram pedidos do Papa Francisco a religiosos de todo o mundo nesta sexta-feira, 2, Dia Mundial da Vida Consagrada. O Santo Padre presidiu a Missa na Basílica Vaticana por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor, dia em que a data dos consagrados é celebrada.

O Papa destacou que a apresentação de Jesus no templo mostra o encontro entre dois pares humanos: os jovens Maria e José e os anciãos Simeão e Ana. Maria e José encontram ali as raízes do povo e as raízes da fé; já os anciãos recebem Jesus, sentido da sua vida. “Naquele encontro, os jovens veem a sua missão e os anciãos realizam os seus sonhos; e tudo isto porque, no centro do encontro, está Jesus”.

Francisco trouxe essa reflexão para o contexto da vida consagrada, lembrando que tudo começou pelo encontro com o Senhor. A partir do chamado de Deus, disse, nasceu o caminho de consagração, que deve ser recordado. No templo, Maria e José observam as prescrições da Lei, ao passo que os anciãos profetizam.

“A juventude dum instituto [de vida consagrada] encontra-se indo às raízes, ouvindo as pessoas anciãs. Não há futuro sem este encontro entre anciãos e jovens; não há crescimento sem raízes, e não há florescimento sem novos rebentos. Jamais profecia sem memória, jamais memória sem profecia; mas que sempre se encontrem!”.

 

Dia da Vida Consagrada
Dia da Vida Consagrada

 

Francisco constatou que a vida agitada induz a fechar as portas ao encontro, mas isso não deve acontecer na vida consagrada, que nasce e renasce do encontro com Jesus como é: pobre, casto e obediente.

“Deste modo, enquanto a vida do mundo procura acumular, a vida consagrada deixa as riquezas que passam, para abraçar Aquele que permanece. A vida do mundo corre atrás dos prazeres e ambições pessoais, a vida consagrada deixa o afeto livre de qualquer propriedade para amar plenamente a Deus e aos outros. A vida do mundo aposta em poder fazer o que se quer, a vida consagrada escolhe a obediência humilde como liberdade maior”, ressaltou o Papa.

Francisco frisou ainda aos consagrados que deixar-se encontrar por Jesus e fazer encontrar Jesus é o segredo para manter viva a chama da vida espiritual. Trata-se de um jeito de não deixar prevalecer as queixas e amarguras. “O coração, se encontrar cada dia Jesus e os seus irmãos, não se polariza para o passado nem para o futuro, mas vive o ‘hoje’ de Deus em paz com todos”.

“Desejo que hoje mesmo possais reavivar o encontro com Jesus, caminhando juntos para Ele: isto dará luz aos vossos olhos e vigor aos vossos passos”, concluiu o Pontífice.

Louvado seja Deus pelos consagrados de nossa Diocese, que o Espírito Santo possa guiá-los nesta caminhada e vocação!

 

Publicação: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana
Arte: Juliano Alves
Fotógrafo e assessor de comunicação diocesana
Fonte: Canção Nova

Compartilhe

Veja também

Diocese

Notícias das Paróquias

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.