>
>
Diocese de Umuarama e demais instituições religiosas anunciam maior compromisso de desinvestimento em combustíveis fósseis

Diocese de Umuarama e demais instituições religiosas anunciam maior compromisso de desinvestimento em combustíveis fósseis

40 entidades, incluindo algumas na terra natal de São Francisco de Assis e o Banco Católico, aderem à campanha para

Foto da Catedral

40 entidades, incluindo algumas na terra natal de São Francisco de Assis e o Banco Católico, aderem à campanha para retirar investimentos em carvão, petróleo e gás.

 

As véspera de um dos maiores Santos da Igreja Católica e protetores dos animais e de toda a criação, São Francisco de Assis, um conjunto de 40 instituições religiosas anunciou nesta terça-feira (03), o maior compromisso de adesão à campanha de desinvestimento em combustíveis fósseis por organizações religiosas até o momento. As entidades estão localizadas nos cinco continentes e representam diferentes campos, desde locais sagrados até entidades financeiras da hierarquia da igreja, entre essas, a Diocese de Umuarama.

A decisão das instituições religiosas de remover seus investimentos de projetos relacionados a combustíveis fósseis baseia-se tanto no seu valor compartilhado para a proteção ambiental quanto numa visão de futuro, que vise se preparar para uma economia com baixas emissões de carbono.

Em Assis, na Itália, terra de São Francisco de Assis, e lugar profundamente significativo para os 1,2 bilhões de católicos do mundo, três instituições e um governo municipal aderiram ao desinvestimento. O grupo de Assis inclui o Sacro Convento, um complexo de mosteiros e o local sagrado que abriga a tumba de São Francisco, de quem o Papa Francisco tomou seu nome. O Sacro Convento é considerado o lar espiritual de irmãos e irmãs, Franciscanos e Franciscanas de todo o mundo.

Juntamente com o Sacro Convento, a diocese Católica de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino também anunciou o desinvestimento. A diocese, que inclui mais de 80 mil pessoas, e a cidade de Assis, são locais de várias peregrinações importantes a cada ano. O Instituto Seráfico de Assis, um centro médico religioso que cuida de crianças especiais, também se juntou ao anúncio conjunto.

Em complemento, o prefeito da cidade de Assis anunciou seu desenvolvimento em combustíveis fósseis. Além do desinvestimento na altamente significativa casa de São Francisco, as entidades da igreja em todo o mundo estão afastando-se dos combustíveis fósseis. Na África do Sul, a Arquidiocese Católica da Cidade do Cabo investiu em fundos sociais e éticos.

A Conferência Episcopal da Bélgica, que é o braço político da Igreja Católica na Bélgica, também desinvestiu e seus bispos se juntaram à diocese Belga do Vicariato de Brabante em Mechelen. Em 04 de outubro de 2016, a Diocese de Umuarama, no Paraná, foi a primeira Diocese e a primeira intituição da América Latina a anunciar o compromisso com o desinvestimento.

Esses líderes espirituais se juntam a líderes empresariais. Duas instituições financeiras anunciaram seu desinvestimento. O Germany’s Bank für Kirche und Caritas eG (Banco da Igreja e da Cáritas) é um dos primeiros bancos católicos do mundo a desinvestir em combustíveis fósseis. O banco, que tem um balanço de 4,5 bilhões de euros, está rompendo com o mercado do carvão, além do petróleo de areias betuminosas e de xisto, por ser moralmente imperativo e fiscalmente responsável.

Neste anúncio também se juntou a Oikocredit Belgium, uma instituição financeira ecumênica e uma das maiores fontes de financiamento privado do mundo para microfinanças. A Oikocredit é acompanhada por outras 12 instituições belgas.

Até hoje, cerca de 5 trilhões de dólares já foram retirados de combustíveis fósseis em todo o mundo através da campanha do desinvestimento. Este anúncio vem em meio à ação cristã para proteger o meio ambiente durante o Tempo da Criação. O Tempo da Criação é uma celebração de oração e ação pelo meio ambiente e é abraçada por uma ampla comunidade ecumênica.

Fonte: Diego Fernando Jacob
Assessor de Comunicação e Imprensa Diocesana

Com informações de
Nathália Clark
Coordenadora de Comunicação da 350.org Brasil e América Latina

Foto: Vigília Climática da Diocese de Umuarama 2017

Compartilhe

Veja também

Diocese

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias, Vídeos

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.