>
>
Falece Dom Izidoro Kosinski em Curitiba

Falece Dom Izidoro Kosinski em Curitiba

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou, na manhã deste sábado, 16 de setembro, mensagem de pesar pelo falecimento de

Foto da Catedral

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou, na manhã deste sábado, 16 de setembro, mensagem de pesar pelo falecimento de dom Izidoro Kosinski, bispo emérito de Três Lagoas (MS). A mensagem foi dirigida a dom Luiz Gonçalves Knupp, bispo diocesano de Três Lagoas.

Dom Izidoro estava internado há alguns dias no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR). Já com a saúde debilitada pela idade, o quadro clínico de Dom Izidoro se agravou devido a um acidente ocorrido há alguns anos. A confirmação do seu falecimento foi anunciada às 20h15 de sexta-feira, 15 de setembro, por representantes da Casa da Congregação da Missão São Vicente de Paulo, de Araucária (PR), local onde ele residia desde 2009.

A Missa e Exéquias será celebrada neste sábado , 16 de setembro, às 15h na Igreja São Miguel em Tomás Coelho, em Araucária. Na sequência, será o sepultamento.

Leia a Nota da CNBB:

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de dom Izidoro Kosinski

Brasília, 16 de setembro de 2017

Prezado Irmão, dom Luiz Gonçalves Knupp.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar a notícia do falecimento de dom Izidoro Konsinski, bispo emérito de Três Lagoas (MS), ocorrido na noite desta sexta-feira, 15 de setembro. Renovamos a nossa solidariedade fraterna e pedimos que o senhor estenda aos familiares e às comunidades da diocese os nossos sentimentos nesta hora em que todos celebram a Páscoa desse nosso Irmão que esteve por quase 30 anos no pastoreio da sua Diocese.

Dom Izidoro, conforme o senhor mesmo já mencionou em sua Nota de Pesar, “soube como ninguém amar a Cristo no pobre, no excluído, no sem voz e sem vez, muitas vezes incompreendido e atacado pelo poder opressor e agressor da dignidade integral da pessoa humana. De maneira especial soube defender profeticamente os irmãos indígenas e os sem-terras através do profundo trabalho das pastorais sociais”.

Recorremos às palavras do Santo Padre, Papa Francisco, para manifestarmos nossa proximidade com o senhor, com os familiares e com toda a Diocese de Três Lagoas. Em uma de suas Catequeses do começo deste ano, o Papa disse: “sob a misericórdia divina, e ainda mais à luz do mistério pascal, a morte pode tornar-se, como foi para São Francisco de Assis, ‘nossa irmã morte’ e representar, para cada homem e para cada um de nós, a surpreendente ocasião de conhecer a esperança e de encontrar o Senhor”.

Na despedida desse nosso Irmão, caro dom Luiz, é bonito recordar seu lema episcopal: “Evangelizar os pobres”. Quanta luz e quanta inspiração existe nesse lema que guiou dom Izidoro no seu serviço como bispo na Igreja! Tomara que esse mandato do Cristo continue a nos manter em alerta e renovar o compromisso de todos nós com o serviço aos mais abandonados deste mundo.

Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações pelo descanso eterno de dom Izidoro.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário – Geral da CNBB

Compartilhe

Veja também

Diocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.