>
>
Arquidiocese do Rio de Janeiro lança campanha “Amigos do Cristo Redentor” em prol da conservação do monumento

Arquidiocese do Rio de Janeiro lança campanha “Amigos do Cristo Redentor” em prol da conservação do monumento

A Arquidiocese do Rio de Janeiro fará o lançamento da campanha “Amigos do Cristo Redentor”, com o objetivo de angariar

Foto da Catedral

A Arquidiocese do Rio de Janeiro fará o lançamento da campanha “Amigos do Cristo Redentor”, com o objetivo de angariar fundos para continuar a implementar as ações necessárias à conservação do Monumento e ao conforto dos visitantes.

O cardeal arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta estará no Alto do Corcovado no próximo dia 13 de dezembro, às 16h, para o lançamento da iniciativa que visa reafirmar que a manutenção do Cristo Redentor está sob a responsabilidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro e esclarecer à população que não recebe proventos da bilheteria de acesso ao Parque Nacional da Tijuca.

O monumento do Cristo redentor no Rio de Janeiro é o monumento mais visitado do Brasil e atualmente precisa de mais de 3 milhões de reais por ano só com despesas fixas, relacionadas à manutenção do Monumento, além dos custos não previstos, devido às intempéries climáticas que eventualmente afetam a estátua.

A essa despesa soma-se ainda o subsídio necessário à realização dos projetos sociais (cerca de 720 mil reais) e também as despesas relativas aos salários dos funcionários (mais de 1 milhão e trezentos mil reais), aumentando a conta em cerca de mais de 2 milhões de reais por ano.

A campanha é uma ação de doação, desde antes da sua construção, o Cristo Redentor conta com a doação dos fiéis e com as parcerias institucionais firmadas. O Monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 — Dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, sob as bênçãos do então cardeal, Sebastião Leme.

Em 2017, o monumento precisará precisará passar por intervenções emergenciais, que evitem o risco eminente de danos irreversíveis, e por outras que visem sua conservação preventiva. Como o Monumento sofre um grande número de descargas atmosféricas durante todo o ano, será necessário rever a malha de aterramento elétrico e providenciar um novo sistema de para-raios (spda), visando uma maior proteção contra danos.

Todos os trabalhos serão submetidos a análises das instituições responsáveis pelas aprovações.

Papel social do monumento do Cristo Redentor

Desenvolve a Ação de Amor do Cristo Redentor, que apoia e desenvolve ações de prestação de serviço de natureza preventiva, por meio de mutirões de serviço social, favorecendo o acesso à rede de serviços básicos, palestras, atividades culturais e recreativas às pessoas que sofrem por questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação e às demais condições reais e básicas da existência humana;

Cuida de crianças, vítimas da violência doméstica;

Recebe iluminações especiais visando à conscientização social sobre diversos temas relevantes, relacionados à saúde e à promoção humana;

Mantém o Sistema de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro;

Promove exposições e pocket shows gratuitos, além de outras ações culturais.

Ponto turístico, de fama internacional, e Santuário Arquidiocesano, que atrai peregrinos do mundo inteiro, o Cristo Redentor, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, recebe cerca de 3 milhões de pessoas por ano.

Para fazer sua contribuição e ajudar com a campanha, saiba mais detalhes no site oficial do monumento clicando aqui!

Compartilhe

Veja também

Diocesanas, Notícias, Notícias das Paróquias

Diocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Publicações

27 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.