De 14 a 17 de julho, aconteceu em Brasília (DF), na Casa Dom Luciano, o 1º Encontro da Causa dos Santos no Brasil, promovido pela Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB. O evento reuniu 70 postuladores de todo o país, com o objetivo de partilhar experiências, refletir sobre os desafios dos processos em curso e aprofundar a formação espiritual e técnica dos envolvidos.
A missa de abertura foi presidida por Dom Denilson Geraldo, bispo auxiliar de Brasília, que destacou a importância do evento à luz do Jubileu da Esperança. Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, levou o apoio da presidência da Conferência, chamando o encontro de “um sonho realizado”.
Na mesa de abertura, estiveram presentes: o presidente da Comissão, Dom José Luiz Magela Delgado; e os bispos membros, Dom Júlio César Gomes Moreira e Dom Magnus Henrique Lopes. Dom Magela ressaltou que os postuladores atuam como “mediadores entre a vida e a memória, entre o povo de Deus e o juízo da Igreja”.
Representando a Diocese de Umuarama, participou do encontro o padre Antônio Murilo, que acompanha o processo de beatificação do padre José Carlos Parra Pires.
A programação do evento incluiu um retiro com dom Anselmo Chagas de Paiva, uma formação com o cônego Antônio Saldanha Albuquerque, do Dicastério para a Causa dos Santos, e momentos de espiritualidade e peregrinação.
Atualmente, o Brasil possui 171 processos de canonização em andamento, incluindo 54 Bem-aventurados, 30 Veneráveis e 87 Servos de Deus. Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa nascida no Brasil, canonizada em 2019.
Assessoria de Imprensa Diocesana
Imagens: Padre Antonio Murilo