“…Buscando o objetivo de formar e capacitar os presentes para se tornarem acompanhadores vocacionais ainda mais preparados em suas realidades diocesana”
Entre os dias 14 e 16 de março, o Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava, sediou o 1° Módulo da Escola de Formação para Acompanhadores Vocacionais do Regional Sul 2. O evento reuniu participantes das dioceses e arquidioceses do Paraná, incluindo leigos, consagrados, religiosos, padres e seminaristas.
A escola tem por finalidade ajudar as arquidioceses e dioceses a formar, dentro da Pastoral Vocacional, uma equipe de Acompanhadores Vocacionais que auxiliará as casas formativas, como conventos e seminários, no processo de discernimento vocacional. Angela Maria Freire, diretora da escola, afirma: “Praticamente todas as dioceses do Paraná estão participando do evento, buscando atingir o objetivo de formar e capacitar os presentes para se tornarem acompanhadores vocacionais ainda mais preparados em suas realidades diocesanas. Estou bastante motivada com esse grupo”.
A Diocese de Umuarama está participando da escola com quatro alunos: Marcos Collis, de Indianópolis; Everson Lindolfo, de Cianorte; Edicleia de Brito, de Umuarama; e o seminarista de Teologia, Fábio, além da coordenadora da Pastoral Vocacional, Angela Maria Freire. A Escola de Formação terá duração de dois anos, 2025 e 2026, e está dividida em seis módulos, com três encontros por ano.
Angela, expressa sua gratidão a Dom João Mamede, Bispo da Diocese, e ao Padre Maurício, assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional e ao Padre Lucas Pereira Coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Umuarama, por todo o apoio e incentivo recebidos.
Assessoria Diocesana de Comunicação